Blog

O Perigo dos Metais Tóxicos: Dietas de Desintoxicação

27/06/2019 14:23:12

Sintomas e doenças crônicas relacionadas com o acúmulo corporal de metais tóxicos são coisas com as quais precisamos lidar todos os dias. Milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com esse tipo de contaminação crônica. 


A intoxicação aguda ocorre por acidentes ou por exposição a quantidades maiores de metais vindas do ambiente. Entretanto, a intoxicação crônica de baixa intensidade traz repercussões mais danosas e contribui para sintomas inespecíficas, como baixa de energia, queda no desempenho cognitivo e alterações no humor. A contaminação crônica vem, em nossa sociedade, da água contaminada, da ingestão de peixes e frutos do mar pescados em baías contaminadas ou criados em cativeiro, na utilização de produtos para a limpeza da casa, em medicamentos e vacinas, nos utensílios utilizados em qualquer cozinha... Isso significa que é praticamente impossível vivermos sem exposição a metais.

Uma vez absorvidos, esses metais viajam pela corrente sanguínea, se depositam nos tecidos que circundam as células (a matriz extracelular) até finalmente penetrar nas próprias células. Uma vez incorporados nestas estruturas, formam ligações químicas altamente estáveis e podem permanecer acumulados por muitos anos. A não ser que os retiremos de lá.

Existem algumas estratégias para a remoção destes metais, mas vamos nos ater ao papel da alimentação na sua eliminação. De uma maneira geral, alimentos ricos em enxofre e selênio ajudam nas reações corporais de desintoxicação. Por conta disso, a ingestão de certas verduras, legumes, ervas, especiarias, caldo de ossos, algas e outros superalimentos é uma opção inteligente.

Existem tratamentos desintoxicantes e certos suplementos que também podem ser incorporados nesta estratégia desintoxicante. São medidas simples que favorecem, e muito, o funcionamento do cérebro, sistema digestivo, fígado e outros órgãos vitais.

Pronto para começar a limpeza de metais e outros elementos tóxicos do seu corpo? Então, siga nosso plano de desintoxicação descrito abaixo.


DIETA DETOX

Mudar sua alimentação é o primeiro passo para melhorar sua saúde geral. Os alimentos que você deve comer ao fazer uma desintoxicação adequada incluem:

1 - Verduras folhosas - As verduras são alguns dos mais poderosos alimentos de desintoxicação de metais tóxicos. Inclua algum tipo de verduras amargas em seu prato, todos os dias, como couve, acelga, mostarda, rúcula, espinafre ou folhas de beterraba, além de toda a família do brócolis (couve de Bruxelas, couve etc.).

2 - Ervas e especiarias - Anti-inflamatórios, ervas antioxidantes e especiarias como manjericão, salsa, orégano, alecrim, tomilho, gengibre, açafrão, canela e coentro podem ajudar a remover metais pesados. Coentro (juntamente com outras plantas e ervas verdes) é uma das melhores ervas para desintoxicar e pode ajudar a reduzir o acúmulo de metais tóxicos como mercúrio e chumbo no corpo.

3 - Alimentos ricos em vitamina C - Frutas e vegetais ricos em vitamina C podem reduzir os danos causados pela toxicidade do metal tóxico, atuando como um antioxidante. Os alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas como laranja, verduras como espinafre e couve, todos os tipos de frutas vermelhas, brócolis, kiwi, mamão, goiaba e pimentão.

4 - Alho e cebola - Estes vegetais contêm enxofre que ajuda o seu fígado a desintoxicar-se de metais tóxicos, como chumbo e arsênico.

5 - Água - Beba 1 copo grande de água ou suco de vegetais a cada duas horas para se manter hidratado e ajudar a eliminar as toxinas.

6 - Sementes de linhaça e chia - Elas fornecem fibras e gorduras (ômega-3) que podem ajudar na desintoxicação intestinal e reduzir a inflamação.

7 - Caldo de ossos - caldo de ossos ajuda a manter-se hidratado, fornece minerais importantes (cálcio, ferro) e apoia a saúde do fígado, fornecendo glutationa. Também fornece colágeno e aminoácidos que ajudam a fortalecer os órgãos. Este era um hábito culinário antigo, que perdemos ao longo dos últimos anos. É hora de retomá-lo.

 

OUTRAS ESTRATÉGIAS

1 - Exercícios Físicos – Exercícios que nos fazem suar são excelentes ferramentas para eliminação de toxinas.

2 - Sauna – Outro hábito perdido em nossa sociedade. A pele é um dos maiores órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas através do suor. 

 

O MÉTODO QUANTUMBIO

A QuantumBIO desenvolveu uma metodologia específica para auxiliar na eliminação de metais tóxicos. Quer saber mais? Fique atento aos nossos canais de comunicação. Para saber se você está lidando com acúmulo de metais em seu corpo procure um profissional Ortobiomolecular credenciado. Ele está habilitado para a elaboração de uma estratégia de tratamento específica para cada caso. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: