Blog

Kombucha: conheça a bebida probiótica que regula o equilíbrio do corpo.

26/10/2018 11:18:41

Consumido na China há milênios, o Kombucha é uma bebida fermentada que traz diversos benefício à saúde. Assim como o Kefir, ela se tornou popular entre as pessoas que procuram métodos naturais para se manter saudável. O principal princípio ativo da bebida são bactérias e lactobacilos vivos que ajudam a regular a flora intestinal e assim a promover o equilíbrio do organismo.

 

Além disso, a bebida é rica em vitaminas C, K e do complexo B, ou seja, ela tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres, impulsionando o bom funcionamento do sistema imunológico. O Kombucha tem também ação desintoxicante e pode ser usado para fazer dietas detox. Outro benefício da bebida é que seus microorganismos combatem bactérias que fazem mal ao organismo, como a H. Pylori, responsável pela gastrite.

 

MAS AFINAL, O QUE SÃO BEBIDAS PROBIÓTICAS?

 

As bactérias povoam o planeta há milhares de anos, mais do que os animais e seres humanos. Quando o ambiente na Terra ainda era inóspito, os microorganismos já regulavam os processos naturais. No corpo humano não é diferente, as bactérias e microrganismos são os grandes responsáveis pelo equilíbrio do organismo.

 

À colônia de bactérias benéficas presente no intestino, dá-se o nome de flora intestinal. Ela é formada por diferentes tipos, chamados de cepa, de microorganismos com funções diversas. Para se ter um intestino saudável que ajude na regulação do sistema imunológico, endócrino e no bem estar geral, é preciso ingerir alimentos e/ou bebidas probióticas que ajudam a criar esse sistema.  

 

A ingestão deles, entretanto, deve ser regular para poder surtir o efeito esperado e manter a flora intestinal sempre em equilíbrio. Se regulado da forma correta, o aumento dos probióticos ajudam a diminuir a incidência de doenças autoimunes e inflamatórias, alergias, distúrbios mentais, entre outros.

 

As bebidas fermentadas são uma excelente fonte de bactérias e microorganismos que ajudam a regular a flora intestinal. Por isso, o consumo de Kombucha ajuda a reforçar os probióticos no organismo e estimular seus efeitos benéficos.

 

COMO FAZER O KOMBUCHA

 

A preparação do Kombucha é caseira. Sua fermentação é feita no chá preto, verde ou mate, que têm alta concentração de cafeína. Para preparar a bebida é preciso ter uma colônia e 100 ml do líquido que vem com ela - a maneira mais fácil de encontrar os materiais é por meio de grupos especializados no assunto.

 

Depois de preparado um litro de alguma das três opções de chá e adoçado a gosto - pode ser usado açúcar refinado ou outra variação -, deve-se misturar os três ingredientes e colocá-los em um pote tampado com um pano. Na primeira fermentação, a bebida pode levar 15 dias para poder ser consumida.


Após esse tempo, é preciso tirar o líquido que fica no pote e pode-se colocar mais chá para uma segunda fermentação, que dessa vez demora menos tempo. O líquido que for retirado é a bebida probiótica que deve ser ingerida.


OUTROS PROBIÓTICOS


O Floranew é um alimento natural composto por dezenas de ingredientes entre frutas, cereais, verduras, legumes e plantas aromáticas fermentados naturalmente. Ele é produzido sob rigoroso controle no Japão. Além de apresentar os alimentos principais elencados pela filosofia macrobiótica, os nutrientes presentes ainda ajudam a equilibrar as forças do metabolismo.

 

Alimentos fermentados estimula o funcionamento das enzimas que são essenciais para o funcionamento correto do nosso corpo. Elas são responsáveis por catabolizar reações e melhorar o metabolismo. Além disso, ativam o funcionamento da flora intestinal e contribuem para uma melhor imunidade


Visite o site da QuantumBIO e saiba mais sobre os benefícios dos probióticos e como encontrar Floranew, SuperMix e Nature Mix para melhorar sua flora intestinal e reequilibrar o organismo. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: