Blog

Chá verde: bebida milenar estimula produção de probióticos no corpo humano.

26/07/2018 16:52:26

O chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo. Há relatos de que ele é consumido na China desde antes de Cristo. Seus efeitos e componentes benéficos para a saúde foram extensivamente revisados. Na lista de benefícios está o emagrecimento, a aceleração do metabolismo, o poder antioxidante, a facilitação da digestão, a melhora do colesterol e a recente descoberta da estimulação probiótica.
 

Para estudar a fundo a influência do consumo de chá verde na microbiota intestinal humana (HIM) - que desempenha um papel crucial na saúde -, dez voluntários que não costumavam consumir o chá, o beberam por dez dias e depois pararam por uma semana. Suas amostras fecais foram coletadas em três momentos: antes do início do regime de chá verde, no final dos dez dias e após uma semana da interrupção do regime.

 

As suas amostras fecais foram analisadas e o resultado foi que a proporção de espécies da bactéria Bifidobacterium desempenhou um papel importante na classificação de sua microbiota fecal. Embora houvesse diferenças nas espécies da bactéria, foi notada uma tendência geral para o aumento de Bifidobactérias devido ao consumo de chá verde.

 

TRADUZINDO BIFIDOBACTERIUM

 

Bifidobacterium é um gênero de bactéria que atua como um probiótico. As Bifidobactérias estão presentes na microbiota intestinal em grande número e são apresentadas em diferentes espécies. Os seus benefícios para a saúde humana são diversos, há estudos que as relacionam com uma menor incidência de alergias e com a prevenção do desenvolvimento de alguns tipos de tumor.

 

Esse gênero de bactéria pode ser encontrado em alguns alimentos industrializados ou estimulado a crescer por meio da ingestão de substâncias naturais, como o chá verde - o  estudo apresentado anteriormente chegou a conclusão de que o consumo de chá verde pode agir como um probiótico e melhorar o ambiente do cólon, aumentando a proporção de espécies de Bifidobacterium.

 

BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

 

Além desse estímulo para a produção de probióticos - bactérias benéficas que vivem no intestino e que ajudam a fortalecer e melhorar a saúde ao passo que facilitam a digestão, a absorção de nutrientes e fortalecem o sistema imunológico -, o chá verde possui diversos outros benefícios à saúde. Conheça alguns deles:

 

Quebra de gorduras - Alguns estudos apontam que as substâncias presentes no chá verde podem estimular enzimas que controlam o metabolismo de gorduras, fazendo que com estas sejam melhor usadas pelo nosso corpo - no lugar de ficarem paradas no tecido adiposo.

 

Aceleração do metabolismo - O chá tem poder termogênico, que estimula o melhor funcionamento do metabolismo. Assim, as funções do corpo acontecem em um tempo normal, facilitando a ação correta de todos os sistemas.

 

Saciedade - As substâncias presentes no chá também estimulam a sensação de saciedade. Dessa forma, o consumo da bebida permite que haja mais controle sobre disfunções alimentares e que a pessoa só ingira o que realmente necessita.

 

Com todos esses benefícios a seu favor, o chá verde se propaga como uma bebida com alto valor nutritivo para o organismo, que estimula o funcionamento de enzimas e probióticos. Outros produtos que têm ação semelhante no corpo humano podem ser tomados em forma de suplemento alimentar, como o Floranew.

 

Conheça mais substâncias que ajudam a manter o equilíbrio do nosso corpo de forma saudável e completa no site da QuantumBIO.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: