Otto Heinrich Warburg

Ganhou um Prêmio Nobel

Descobriu as causas primárias do câncer.

Bioquímico e fisiologista alemão nascido em Freiburg, Baden, ganhador do Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1931) pela descoberta da natureza e da ação da enzima respiratória.

 

Warburg estudou química com o grande Emil Fischer, com o qual ganhou o grau de doutor em química na Universidade de Berlim (1906) e, depois, o de doutor em medicina na de Heidelberg (1911), sob orientação de Von Krehl.

Ensinou Biologia (1913-1970) no Instituto Kaiser Wilhelm, hoje Instituto Max Planck de Biologia, Berlim-Dahlem, e ficou famoso pelas pesquisas em processos de oxidação em células vivas, particularmente em células do câncer. Criou com sucesso um método de medição da quantidade de oxigênio absorvido por um tecido celular vivo (1923), o que foi de grande importância, mais tarde, para pesquisas em processos de metabolismo de tecido cancerosos.

 

Também tornou-se diretor do Instituto Max Planck Institute de Fisiologia Celular, em Berlim (1931). Um ano antes, pesquisou sobre a natureza e ação de enzimas envolvendo respiração e fermentação e morreu solteiro em Berlim. Entre outras publicou obras como Stoffwechsel der Tumoren (1926), Katalytische Wirkungen der lebendigen Substanz (1928), Schwermetalle als Wirkungsgruppen von Fermenten (1946), Wasserstoffübertragende Fermente (1948), Mechanism of Photosynthesis (1951), Entstehung der Krebszellen (1955) e Weiterentwicklung der zellphysiologischen Methoden (1962). Entre outros, também foi Foreign Member da Royal Society, London (1934) e sócio das Academias de Ciências de Berlim, Halle, Copenhagen, Roma e Índia, e doctor honoris causa da Oxford University (1965).