Blog

Colágeno Hidrolisaturado, Proteína Natural.

21/07/2017 18:19:40

O Colágeno está presente em todo o nosso corpo: pele, ossos, tendões, cartilagens, gengivas, nervos, vasos sanguíneos, etc. Ele exerce funções fundamentais, como a de manter as células unidas umas nas outras.

A presença do colágeno no organismo é essencial. Tão essencial que caso sejamos privados dele, inevitavelmente entraremos em processo de envelhecimento, e dependendo do grau de carência do colágeno, morreremos.   



O colágeno é produzido pelo nosso próprio organismo a partir das proteínas que consumimos. Isso significa que ele depende do que comemos e da força que nosso organismo possui para sintetizá-lo.


Se não nos alimentamos adequadamente e o nosso organismo está debilitado em função da idade, dos exageros alimentares, do excesso de atividade física e mental, não há dúvida, que necessitamos recorrer aos alimentos à base de colágeno que possam suprir o organismo deste componente de forma natural.


A partir dos 30 anos de idade, começamos a perder 1% de colágeno do organismo e a partir da menopausa ou da andropausa, 2,1%.


70% DA NOSSA PELE É FEITA DE COLÁGENO

O colágeno está presente na camada da pele chamada derme e funciona como âncora que sustenta a camada externa da pele (epiderme). É por esta razão que a carência de colágeno faz a pele perder a sustentação e formar rugas.

É sabido que o colágeno aplicado na pele em forma de creme não é eficiente, uma vez que ele não consegue atingir a derme, a não ser que seja na forma de injeção, cuja eficácia é discutível, pois, em poucos meses, será metabolizado e eliminado.


90% DOS TENDÕES SÃO FEITOS DE COLÁGENO

Os tendões são as partes do corpo que têm o maior percentual de colágeno. São eles que fazem a ligação dos ossos com os músculos.

Atletas europeus que atuam profissionalmente nas diversas modalidades esportivas consomem suplementos alimentares que promovem um aporte extra de colágeno. Desta forma, conseguem manter os tendões mais fortes, flexíveis e em caso de contusão, conseguem se recuperar mais rápido que o normal.


COLÁGENO: A ARTÉRIA SECUNDÁRIA


Diferentemente do que muitas pessoas imaginam os vasos sanguíneos não têm ligação direta com as células. Significa que o sangue não é o último meio que os nutrientes usam para chegar até elas.


Existe um último meio pelo quais os nutrientes transitam até chegar ao destino final: o colágeno. Isso explica a relação que existe entre a falta de colágeno no organismo com o envelhecimento, bem como, os vários problemas causados pela falta de nutrientes.


Osteoporose: O colágeno também está presente em grande quantidade nos ossos. Graças a presença dele é que ocorre a fixação dos minerais, sendo o mais importante o cálcio.
Pessoas com carência de colágeno nos ossos, geralmente idosos, que fraturam algum osso, têm grande dificuldade de restabelecê-lo, pois os mesmos se quebram estilhaçando-se como vidros. Muitas vezes ficam com os ossos quebrados e acamados pelo resto da vida.

Arteriosclerose: Quando ocorrem lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, estes são cicatrizados graças a presença de algumas substâncias sendo o colágeno um dos mais importantes. Sem colágeno, a lesão fica exposta permitindo que o colesterol ingresse dentro da parede do vaso, tornando este vaso mais estreito e endurecido.

Catarata: O cristalino que forma o nosso olho também tem colágeno como principal componente. Se há carência de colágeno, esta parte do olho fica prejudicada, formando-se a catarata

Surdez: Nosso sistema auditivo é formado, entre outros, por três ossículos: martelo, bigorna e estribo. A carência de colágeno vai provocar o encolhimento destes ossículos, já que grande parte da sua composição é de colágeno. A consequência do encolhimento desses ossículos é a própria surdez. 

Reumatismo: Dentre os diversos tipos de reumatismo podemos citar aquela que prejudica as articulações. O colágeno é um dos componentes fundamentais das articulações. Logo, a falta de colágeno irá provocar doenças articulares.

Se o colágeno faz parte dos diversos tecidos do nosso organismo, a sua carência irá refletir diretamente na saúde de cada um dos órgãos que tem este componente.


Obs.: A manutenção do colágeno é uma forma inteligente de evitar diabetes, osteoporose e outros distúrbios osteoarticulares.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: