Regras essenciais para manutenção da sua saúde corporal.

Regras essenciais para manutenção da sua saúde corporal.
Na pressa do dia-a-dia, consumidos pelo excesso de compromissos e pela falta de tempo, acabamos nos esquecendo de manter hábitos essenciais. Porém, são eles que, pouco a pouco, serão responsáveis pela nossa saúde ou pela nossa doença. Conheça 4 regras básicas que a QuantumBIO elaborou para você preservar seu bem mais precioso.
Primeira regra: COMO SERVIR O SEU PRATO
- Imagine o seu prato dividido em 4 partes.
- Sirva 3 partes dele com LEGUMES e VERDURAS à vontade, podendo ser cozidas ou não. Dê preferência às cruas.
- Para a parte restante, escolha CARBOHIDRATOS ou PROTEÍNAS, evitando a mistura dos dois. Se ocorrer, faça de forma exageradamente desproporcional.
Segunda regra: COMPORTAMENTO DURANTE A REFEIÇÃO
- Sente-se adequadamente, evitando fatores de distração, como telefone celular, televisores, leituras, etc.
- Mastigue de 30 a 50 vezes o alimento, concentrando-se no que está comendo.
- Reserve pelo menos de 30 a 40 minutos para cada refeição.
- Não tome líquidos, pelo menos até 10 minutos antes e 2 horas após as refeições. Evite consumir sopa antes da refeição principal.
- Sirva-se uma só vez.
Terceira regra: RESPEITAR AS FASES DO CICLO DIGESTIVO
- Período de ingestão: das 12:00 h às 20:00 h.
É o período em que você deve se alimentar através do almoço, lanches e jantar, sempre respeitando as regras acima.
- Período de assimilação: das 20:00 h às 04:00 h.
É o período em que o organismo vai processar e assimilar os nutrientes da alimentação do período anterior. Não coma, pois seu corpo estará gastando sua energia na assimilação. Admite-se tomar líquidos, de preferência água pura.
- Período de eliminação: das 04:00 h às 12:00 h
É o período em que o organismo vai trabalhar para eliminar os resíduos e os excessos não aproveitados. Neste período, é permitido consumir frutas, pois são tidas como lixeiras do organismo, ajudando a limpar as toxinas acumuladas.
Quarta regra: CONSIDERAÇÕES SUPLEMENTARES
- Evite alimentos que produzam toxinas (alimentos industrializados que tenham aditivos químicos; verduras, legumes e frutas não orgânicos; alimentos não compatíveis com o seu tipo sanguíneo; etc.)
- Evite consumir alimentos refinados como açúcar branco, arroz branco, farinhas brancas, etc.
- Evite o uso de medicamentos sem orientação profissional.
- Quando consumir proteínas de origem animal, evite ingerir ao mesmo tempo proteínas de características diferentes. Por exemplo: carne X queijo, carne X ovo e ovo X queijo, pois o organismo tem dificuldade na digestão.
- Não coma em excesso. Se possível, ao terminar a refeição, sai com um "pouquinho de fome". É um sinal de que você não comeu além do necessário.
Observação importante.
As orientações acima são dirigidas a pessoas normais sem doenças sérias e que queiram buscar uma vida saudável pela mudança básica de seus hábitos. Como deve ser de costume, todos devem periodicamente realizar exames ou avaliações de saúde e saber os fatores que podem ser otimizados, evitando assim a somatização dos desequilíbrios que podem resultar em doenças.
Compartilhe essa página: