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Regras essenciais para manutenção da sua saúde corporal.

21/07/2017 14:54:51

Regras essenciais para manutenção da sua saúde corporal.

Na pressa do dia-a-dia, consumidos pelo excesso de compromissos e pela falta de tempo, acabamos nos esquecendo de manter hábitos essenciais. Porém, são eles que, pouco a pouco, serão responsáveis pela nossa saúde ou pela nossa doença. Conheça 4 regras básicas que a QuantumBIO elaborou para você preservar seu bem mais precioso.


Primeira regra: COMO SERVIR O SEU PRATO

  • Imagine o seu prato dividido em 4 partes.
  • Sirva 3 partes dele com LEGUMES e VERDURAS à vontade, podendo ser cozidas ou não. Dê preferência às cruas.
  • Para a parte restante, escolha CARBOHIDRATOS ou PROTEÍNAS, evitando a mistura dos dois. Se ocorrer, faça de forma exageradamente desproporcional.

Segunda regra: COMPORTAMENTO DURANTE A REFEIÇÃO

  • Sente-se adequadamente, evitando fatores de distração, como telefone celular, televisores, leituras, etc.
  • Mastigue de 30 a 50 vezes o alimento, concentrando-se no que está comendo.
  • Reserve pelo menos de 30 a 40 minutos para cada refeição.
  • Não tome líquidos, pelo menos até 10 minutos antes e 2 horas após as refeições. Evite consumir sopa antes da refeição principal.
  • Sirva-se uma só vez.

Terceira regra: RESPEITAR AS FASES DO CICLO DIGESTIVO

  • Período de ingestão: das 12:00 h às 20:00 h.

É o período em que você deve se alimentar através do almoço, lanches e jantar, sempre respeitando as regras acima.

  • Período de assimilação: das 20:00 h às 04:00 h.

É o período em que o organismo vai processar e assimilar os nutrientes da alimentação do período anterior. Não coma, pois seu corpo estará gastando sua energia na assimilação. Admite-se tomar líquidos, de preferência água pura.

  • Período de eliminação: das 04:00 h às 12:00 h

É o período em que o organismo vai trabalhar para eliminar os resíduos e os excessos não aproveitados. Neste período, é permitido consumir frutas, pois são tidas como lixeiras do organismo, ajudando a limpar as toxinas acumuladas.


Quarta regra: CONSIDERAÇÕES SUPLEMENTARES

  • Evite alimentos que produzam toxinas (alimentos industrializados que tenham aditivos químicos; verduras, legumes e frutas não orgânicos; alimentos não compatíveis com o seu tipo sanguíneo; etc.)
  • Evite consumir alimentos refinados como açúcar branco, arroz branco, farinhas brancas, etc.
  • Evite o uso de medicamentos sem orientação profissional.
  • Quando consumir proteínas de origem animal, evite ingerir ao mesmo tempo proteínas de características diferentes. Por exemplo: carne X queijo, carne X ovo e ovo X queijo, pois o organismo tem dificuldade na digestão.
  • Não coma em excesso. Se possível, ao terminar a refeição, sai com um "pouquinho de fome". É um sinal de que você não comeu além do necessário.

Observação importante.

As orientações acima são dirigidas a pessoas normais sem doenças sérias e que queiram buscar uma vida saudável pela mudança básica de seus hábitos. Como deve ser de costume, todos devem periodicamente realizar exames ou avaliações de saúde e saber os fatores que podem ser otimizados, evitando assim a somatização dos desequilíbrios que podem resultar em doenças.


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