Blog

Manter a microbiota intestinal saudável pode ajudar a combater o coronavírus

11/05/2020 15:46:54

A população mundial está vivendo um período sem precedentes. A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi oficialmente declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. A partir de então, muitos países fecharam suas fronteiras e impuseram restrições para a circulação de suas populações, algo que agora estamos vivendo no Brasil. 

Por mais que essas situações pareçam fora de controle, existem muitas formas que podemos adotar para proteger a nossa saúde e a das pessoas que estão ao nosso redor. Além de seguir as orientações já divulgadas, que ajudam a diminuir a disseminação do vírus e reduzem as chances de contágio, é importante adotar comportamentos que favoreçam a ação dos sistemas de defesa do seu corpo. 

O sistema imunológico é complexo e altamente responsivo ao mundo ao nosso redor, portanto, não surpreende que muitos fatores afetem a sua função. É importante saber que a maioria dos fatores não são codificados em nossos genes, mas influenciados pelo estilo de vida que temos e pelo mundo no qual estamos inseridos. 

Algo que pode ser controlado imediatamente é a saúde de trilhões de micro-organismos (bactérias, fungos, protozoários) que vivem no intestino. Pesquisas recentes mostram que este microbioma desempenha um papel essencial na resposta imune do corpo humano a infecções e atua na manutenção da saúde de modo geral. 

Além de ser responsável por dar uma resposta a patógenos infecciosos, como o novo coronavírus, o microbioma intestinal saudável ajuda a prevenir reações imunológicas que, aos saírem de controle, podem danificar órgãos vitais, como os pulmões. Muitos dos pacientes jovens que desenvolvem quadros graves pelo novo coronavírus apresentam reações imunes exageradas, induzindo insuficiência respiratória. 

Microbioma saudável, intestino saudável, corpo saudável 

Os alimentos que consumimos possuem um grande impacto na variedade e no tipo de micróbios que compõem o microbioma intestinal. Um microbioma saudável precisa ser diverso, com muitas espécies diferentes com seus respectivos papéis na imunidade e na saúde. A diversidade do microbioma diminui à medida que envelhecemos, o que ajuda a explicar algumas mudanças que nossa resposta imunológica sofre ao longo da vida. 

De acordo com estudos, parece haver um elo entre a composição do microbioma e as inflamações, que são uma resposta característica do sistema imunológico. As bactérias intestinais produzem muitos produtos químicos benéficos, além de ativarem certas vitaminas presentes nos alimentos ingeridos. Isso ajuda a regular o sistema imunológico. 

Coma para alimentar o seu microbioma

A melhor forma de aumentar a diversidade do microbioma é comer uma grande variedade de alimentos à base de plantas, ricos em fibras, além de limitar os alimentos ultraprocessados. Estudos também apontam que a chamada “dieta mediterrânea” melhora a diversidade do microbioma intestinal. Ela é composta de frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos integrais, além de gorduras saudáveis, como o azeite de oliva extra-virgem, carnes magras e peixes. Evitar o consumo exagerado de álcool, além de controlar o sal, e evitar alimentos adocicados e bebidas açucaradas também são atitudes extremamente benéficas. 

No contexto atual de pandemia do coronavírus, é normal que haja preocupação no que diz respeito a comprar produtos frescos. É importante salientar que frutas e vegetais congelados são saudáveis, além de poderem ser conservados por mais tempo, o que os torna ideais para períodos de isolamento social onde as idas ao mercado se tornam menos frequentes. Feijões e leguminosas também podem ser congelados. 

Outra forma de fortalecer o microbioma intestinal é comer regularmente iogurtes naturais e queijos artesanais, que possuem micróbios vivos. As fontes de probióticos naturais ricas em leveduras, como leite fermentado, vegetais fermentados (chucrute) ou kombucha, também devem ser incluídos na dieta.

A QuantumBio possui uma linha de suplementos que podem ajudar a manter a saúde intestinal: procure um terapeuta credenciado ou entre em contato conosco para saber mais. Produtos: Nature Mix, Super Mix, Floranew, Spirulina*Q são algumas opções. 

Lembre-se de que a escolha por alimentos que ajudem a sustentar o microbioma intestinal saudável é muito importante para a sua saúde e de sua família. Além disso, tenha atenção à sua saúde mental, mantendo-se ativo fisicamente e com uma boa rotina de sono. Todos estes aspectos são definitivos para manter o sistema imunológico em boa forma. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: