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Seis dicas para manter o equilíbrio durante o período de isolamento

21/04/2020 14:17:55

O mundo sofreu um grande impacto nos últimos meses. O distanciamento social imposto por conta da pandemia da COVID-19 alterou as nossas rotinas de maneira drástica. Este novo paradigma nos traz uma responsabilidade: ter maior atenção à nossa saúde, não apenas no curto prazo, mas com foco na prevenção e nos cuidados futuros.

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas importantes para manter a sua saúde física e mental durante este período onde nosso corpo enfrentará situações que podem causar grandes impactos. 

As dicas podem parecer óbvias, mas faça um pequeno esforço para colocá-las em prática. Com toda certeza você perceberá bons resultados em pouco tempo.

1 - Exercite-se

Neste período de isolamento é normal que nossos horários e rotinas saiam do controle, ainda mais se você estiver trabalhando de sua casa. Um dos principais desafios neste cenário é manter-se ativo fisicamente. A atividade física é de extrema importância para manter corpo e mente saudáveis. Portanto, se você não realizava exercícios em sua rotina padrão, o período de quarentena pode ser ideal para iniciar este hábito.

Existem diversas opções de atividades físicas que podem ser feitas em casa sem a necessidade de equipamentos ou grandes espaços. A tecnologia oferece maior contato com cursos e professores, seja por meio de vídeos no Youtube, aplicativos para celular ou cursos pagos que são ofertados na web. Basta encontrar o formato que mais lhe agrada e dedicar ao menos uma hora por dia para executá-lo.

Os exercícios também são uma excelente alternativa para manter seus filhos ativos. As escolas estão sem aulas presenciais, e muitas crianças acabam ficando em casa. É muito importante mantê-las ativas durante o período de distanciamento social.

2 - Dê um tempo nos noticiários

Uma pandemia global, que impacta tantas pessoas e países, naturalmente exige cobertura extensiva na mídia. O trabalho jornalístico é importante para que as pessoas tenham informações reais e saibam a real dimensão da situação. Porém, o contato constante com as novidades relacionadas à COVID-19 não é o ideal para a sua saúde, tanto mental, quanto física.

Experimente fazer pausas nos noticiários durante o seu dia-a-dia. Desligar a televisão e deixar os celulares de lado para realizar uma atividade em família, ou mudar de canal e assistir a um filme podem ser atitudes que ajudarão todos a se “desligarem” um pouco.

Nunca é demais reforçar que, ao se informar sobre a situação do vírus em sua região, você acesse notícias de meios confiáveis e que estejam baseando seu trabalho em fontes seguras, como especialistas e órgãos oficiais. Assim, você terá uma visão realista sobre o assunto, sem ser alarmado por fake news ou noticiários sensacionalistas.

3 - Tenha uma rotina

Você muito provavelmente já reclamou da sua rotina em algum ponto. Mas, neste momento, é importante criar hábitos diários. Para tornar o seu dia mais saudável, crie uma agenda de tarefas, mesmo que em casa. Além disso, respeite o seu horário de trabalho caso esteja em home office, bem como os intervalos e períodos de almoço.

Também encontre momentos para cuidados pessoais durante a quarentena. Tire um período para ler, fazer uma atividade física, meditar ou explorar um hobby que estava esquecido pela falta de tempo da sua rotina anterior.

4 - Cultive bons hábitos de sono

Dormir bem é um fator importante para a sua saúde mental. Ter uma boa noite de sono depende de uma rotina satisfatória, da mesma forma que o bem-estar da sua rotina depende da qualidade do seu descanso noturno.

Evite trocar o dia pela noite, respeite seu horário de ir para cama e não abuse do despertador pela manhã. Algumas atividades, como a meditação, podem ajudar a acalmar seu corpo e ajudar na hora de relaxar a cabeça no travesseiro.

5 - Mantenha uma alimentação saudável

Este é um aspecto de extrema importância para a sua saúde, independente se você está em isolamento ou não. Porém, durante o período de quarentena, é essencial redobrar os cuidados alimentares.

Quando passamos mais tempo em casa, é normal que a alimentação fique em segundo plano, seja por conta de escolhas mais práticas e rápidas, ou por ter acesso a maiores opções, o que aumenta os lanches durante o dia. Portanto, é importante ter sempre opções saudáveis por perto, para evitar os momentos de ansiedade.

Outro aspecto importante é respeitar as recomendações e não ir ao mercado toda hora. Na hora de fazer suas compras, planeje muito bem o cardápio para o período: isso faz com que você aproveite ao máximo os alimentos, sem desperdícios.

6 - Aprenda coisas novas

Pensando pelo lado positivo, todos ganhamos algo que estava muito escasso recentemente: tempo. Aproveite as horas livres para aprender algo novo, o que ajuda a manter seu cérebro ativo e alerta. Você pode buscar opções por cursos online de uma área que sempre quis aprender. Ou, talvez, assistir mais vídeos de culinária para se tornar aquele chef que sempre sonhou ser!

Este período livre também pode ser usado para retomar algum hobby que tenha ficado perdido no passado. Este tipo de atividade é ideal não apenas para manter o cérebro ativo, mas para trazer bem-estar à sua rotina. Além disso, é uma excelente forma de espantar o tédio.


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