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Colágeno: a proteína que mantém a juventude e a saúde do seu corpo

19/01/2020 21:34:21

Você com certeza já deve ter ouvido falar de colágeno. Há algum tempo, essa proteína tem sido a aclamada no mundo dos cosméticos e considerada fundamental em tratamentos relacionados a rejuvenescimento.

Mas existem algumas especificidades sobre a proteína mais abundante em seu corpo que não são tão disseminadas: você sabia que ela ajuda muito mais que a sua pele, unhas ou cabelos? Ou que, quando aplicada topicamente — na pele ou couro cabeludo — não é eficaz?

A importância do colágeno está ligada ao fato de ele ajudar a dar forma, força e integridade aos seus tecidos e órgãos. Sem essa proteína, além de sua pele ficar seca e fina e suas unhas quebradiças, seus músculos não poderiam crescer e seus ossos seriam extremamente frágeis. 

Ele também é necessário para reforçar os tendões, articulações e ligamentos, bem como manter a saúde dos seus olhos, cérebro, coração e intestino. Não é à toa que 80% da proteína total do seu corpo é colágeno.

No entanto, a molécula que constitui o colágeno é muito grande para ser absorvida pela pele, por isso seu uso tópico não traz resultados eficientes. Assim, a melhor forma de restaurá-lo no organismo é pela ingestão. O problema é que não conseguimos adquirir todo o colágeno que precisamos pela alimentação. Daí a importância de garantirmos uma suplementação adequada diariamente.

Confira abaixo 11 benefícios que o consumo de colágeno traz para o seu corpo:

1. AUXILIA A SAÚDE DA PELE

As vantagens reais e duradouras do colágeno em sua pele vêm de dentro para fora. Assim, tomar o tipo certo de suplementos de colágeno pode:

  • Melhorar a elasticidade e a hidratação da pele;

  • Reduzir as rugas;

  • Evitar danos por raios UV;

  • Prevenir sinais precoces de envelhecimento;

  • Aumentar a firmeza e maciez da pele, principalmente na região facial;

2. MANTÉM SUAS UNHAS FORTES

A suplementação de colágeno pode prevenir unhas frágeis e quebradiças, e colaborar com seu crescimento. Um estudo descobriu os seguintes dados sobre o consumo de colágeno:

  • Pode aumentar a taxa de crescimento das unhas em 12%;

  • Diminui a frequência de unhas quebradas em 42%;

  • 64% dos participantes do estudo tiveram uma melhora significativa nas unhas quebradiças;

  • 88% dos participantes experimentaram uma melhoria após 4 semanas de ingestão.

3. PREVINE A CALVÍCIE PREMATURA

Uma pesquisa inovadora descobriu que certos tipos de colágeno podem prevenir a perda de cabelo precoce, queda de cabelos e cabelos grisalhos. Isso porque o colágeno é parte das células-tronco do folículo piloso (HFSC), que ajudam a criar novos cabelos, e sua deficiência pode desencadear o envelhecimento precoce das células-tronco do cabelo.

4. PERMITE O CRESCIMENTO E A REGENERAÇÃO DE MÚSCULOS

Níveis adequados de colágeno no corpo são vitais para o crescimento e a cura dos músculos. O tipo certo de suplementação de colágeno pode:

  • Aumentar a força muscular;

  • Tornar o treinamento de resistência mais eficaz;

  • Ajudar na regeneração muscular;

  • Evitar distúrbios musculares.

5. AJUDA AS ARTICULAÇÕES, TENDÕES E LIGAMENTOS

A deficiência de colágeno pode afetar a flexibilidade, a amplitude dos movimentos e causar doenças articulares como a osteoartrite. Isso porque 80% dos tendões e ligamentos são compostos por colágeno. O consumo suplementar dessa proteína pode:

  • Manter a integridade dos tendões e ligamentos;

  • Prevenir e tratar artrites;

  • Reduzir a dor e o inchaço nas articulações;

  • Colaborar no reparo dos tendões.

6. FORTALECE OSSOS

Ao contrário da crença comum, nossos ossos são compostos de cerca de 70% de colágeno. O cálcio corresponde a 25% da estrutura óssea. Por isso, a força dos ossos depende da quantidade de tecido ósseo no seu corpo, mas também da organização do colágeno. À medida que você envelhece, essa rede de colágeno fica debilitada, tornando seus ossos menos resistentes. 

No entanto, seu corpo é capaz de absorver rapidamente e usar a suplementação de colágeno para compensar essa perda natural. O consumo diário pode:

  • Estimular as células formadoras de osso;

  • Melhorar a absorção de cálcio;

  • Proporcionar benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes;

  • Evitar a osteoporose;

  • Aumentar a capacidade de resistência a fraturas.

7. PROMOVE O REPARO DE TECIDOS

O colágeno é importante durante o processo de cicatrização da pele. Caso seu corpo não seja capaz de produzir colágeno suficiente ou se você tiver deficiência de vitamina C, que é crucial para a síntese do colágeno, sua capacidade de cicatrização pode ser afetada.

8. MANTÉM SEUS OLHOS SAUDÁVEIS

O colágeno é essencial para uma boa visão, pois ajuda a manter a retina e o corpo vítreo, o gel transparente que preenche o globo ocular. Diferentes pesquisas mostram que deficiências de colágeno podem levar a defeitos oculares.

9. PROMOVE A SAÚDE DO SEU INTESTINO

Um estudo recente descobriu que os peptídeos de colágeno podem ajudar a reparar o intestino. Além disso, a carência da proteína tem sido associada à inflamação crônica e à Doença Inflamatória Intestinal.

10. GARANTE A SAÚDE DO CORAÇÃO

Os batimentos cardíacos são, na verdade, contrações do músculo do coração que impulsionam o sangue para o restante do corpo. A força de contração depende da constituição das fibras musculares, incluindo o colágeno. 

À medida que envelhecemos, esta rede de colágeno diminui naturalmente, mas esta transformação pode enfraquecer o músculo cardíaco, causando uma condição chamada de insuficiência cardíaca.

Assim, para o coração, a ingestão de colágeno pode:

  • Fornecer estrutura para as células musculares cardíacas;

  • Proporcionar rigidez para as paredes do seu coração e auxiliar na transmissão de força para que o órgão possa bombear o sangue.

11. REFORÇA A SAÚDE CEREBRAL

O colágeno está presente em toda estrutura cerebral, onde ajuda o cérebro a funcionar adequadamente, combatendo a oxidação e a neurodegeneração. Algumas pesquisas descobriram que a deficiência de colágeno no cérebro pode causar uma série de doenças neurodegenerativas.

O uso diário de suplementos de colágeno pode: 

  • Aumentar a ação neuronal;

  • Reduzir a vulnerabilidade ao estresse oxidativo;

  • Evitar a destruição neuronal precoce;

  • Manter e aumentar o desempenho de tarefas motoras e de memória;

  • Restringir a neurotoxicidade.

COMO ALCANÇAR ESSES BENEFÍCIOS?

Como visto acima, a suplementação de colágeno é indicada para auxiliar na longevidade e qualidade de vida, além de evitar uma série de doenças degenerativas. Após a identificação das fontes causadoras dos distúrbios, a escolha do tipo certo de suplemento pode fornecer as cadeias de colágeno necessárias para a manutenção da saúde do seu corpo. 

Enquanto os alimentos integrais fornecem ao seu organismo as matérias-primas para produzir o colágeno, o tipo certo de suplemento abastece-o de forma direta. Isso porque o colágeno hidrolisado contém aminoácidos essenciais para a fabricação de colágeno no corpo: prolina e hidroxiprolina. 

A QuantumBIO possui dois tipos de suplementos de colágeno: o Collagen*Q e SunProtein*Q. O grande diferencial dos produtos é a inserção de Padrões Informacionais exclusivos em sua formulação, que aumentam a absorção e a biodisponibilidade. São características baseadas em nanotecnologia que os transformam em suplementos únicos no mercado mundial. 

Conheça:

COLLAGEN*Q

É um suplemento alimentar composto de colágeno hidrolisado em pó. Fonte de proteínas e de peptídeos bioativos, acrescido de padrões específicos que otimizam a absorção e a utilização energética da substância no organismo. 

Pode ser consumido diariamente, diluído em água, sucos ou vitaminas.

SUNPROTEIN*Q

SunProtein*Q é um suplemento alimentar líquido composto de colágeno hidrolisado e do  cogumelo Agaricus blazeii. 

É fonte de colágeno, vitaminas C, D e vitaminas do complexo B, minerais selênio, manganês, cálcio, magnésio, fitoesteróis e inulina. Os padrões específicos incluídos em sua formulação colaboram com a absorção e utilização energética dos nutrientes pelo corpo.

Pode ser consumido diariamente, diluído em água ou suco.

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