Blog

Por que desintoxicar seu corpo?

17/01/2020 14:11:56

O ano começou e você deve estar pensando: como recuperar a saúde, eliminar os quilos a mais e as toxinas acumulados em 2019? Também aparece aquele sentimento de que, para começar 2020 com o pé direito, é preciso estar livre de todas as energias negativas que passaram nos últimos meses. Certo?

É possível que você esteja acompanhando a discussão afirmando que não precisamos desintoxicar nosso corpo, já que o fígado faz um excelente trabalho por conta própria. É verdade que as capacidades de filtragem do corpo são uma maravilha. No entanto, devido a uma dieta industrializada, ao meio ambienterico em toxinas e outros fatores degradantes, passamos a experimentar um acúmulo de substâncias indesejadas no organismo.

E convenhamos: não é mais inteligente auxiliar o corpo em sua tarefa de desintoxicação? Eis como podemos fazer isso:

  • Reforçar o fígado, para que ele funcione melhor;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Garantir que mais nutrientes estejam disponíveis para o corpo.

Ensine-se a comer melhor

A sociedade moderna criou uma dieta rica em carboidratos refinados, bebidas açucaradas e óleos vegetais hidrogenados. Comer fora de casa resultou no hábito pouco saudável de priorizar lanches e fast foods. A própria refeição caseira acabou refém das comidas confortáveis (pré-prontas ou de micro-ondas). Tudo isso entrega muitas calorias, mas poucos nutrientes.  

Devemos resgatar nossas tradições culinárias, voltando a comer “comida de verdade”. Os especialistas em nutrição funcional sugerem privilegiarmos verduras e legumes, muito pouco carboidrato, quantidades não exageradas de proteínas e garantir um bom suprimento de gorduras boas. 

Se você observar seus hábitos alimentares e perceber que eles não se encaixam neste padrão implante mudanças imediatas. Eis algumas dicas:


  • Use e abuse dos vegetais folhosos, mas controle a ingestão de tubérculos e legumes com alto teor de amido. Assim, garante um suprimento adequado de antioxidantes e fitoquímicos, sem aumentar a glicemia. 
  • Certifique-se de ingerir vegetais orgânicos com mais frequência. Sabe-se que os fertilizantes e outras substâncias utilizadas nas plantações deixam toxinas que acabam chegando ao produto final. Não atrapalhe seu processo de desintoxicação comendo vegetais que carregam essas toxinas.
  • Controlando a ingestão de carboidratos você impede a elevação do açúcar sanguíneo. A glicose circulante em nosso corpo acaba provocando inflamação crônica, condição que acaba levando a inúmeros problemas de saúde, como diabete e doenças cardíacas.

Estimule o seu corpo

Você pode praticar qualquer tipo de exercício. É só uma questão de escolher a modalidade, intensidade e frequência adequadas a sua idade e condição física. Não se preocupe em fazer exercícios vigorosos ou de longa duração. Os trabalhos sobre longevidade mostram que exercícios moderados (caminhar, tai chi chuan) são ótimos para a saúde. O mesmo vale para a duração: 15 minutos podem bastar, não havendo obrigatoriedade em passar horas na academia. 

Ao se exercitar, você fortalece inúmeras funções corporais, principalmente os sistemas muscular e cardiocirculatório. Sem contar no aumento na liberação de toxinas através do sistema renal, intestinal e pele. Você convida o corpo a ser mais forte, mais ágil e mais rápido e ele responde! Experimente. 

Mantenha-se saudável e reduza doenças

Carregar toxinas naturais e sintéticas no corpo traz estresse ao sistema imunológico. Passar por uma desintoxicação reduz a carga de elementos tóxicos e permite que o sistema imunológico se concentre no combate à invasores que contribuem para doenças.

Há também o fato de que o sistema imunológico interage com o microbioma intestinal. Com uma flora mais saudável e sem inflamação, o corpo passa a ter um sistema imunológico muito mais robusto. 

Estimule a perda de peso

É preciso observar que a desintoxicação não é um remédio mágico para a perda de peso. A perda de excesso de gordura vem da mudança da alimentação e do estilo de vida. 

Além disso, a perda de peso é, por si só, uma forma de desintoxicar o organismo. Muitas toxinas que entram no corpo acabam se depositando nas células adiposas. Se livrar da gordura extra significa se livrar de toxinas extras, também. 

Se você precisa de ajuda para eliminar toxinas acumuladas em seu corpo, procure um profissional credenciado pela QuantumBIO. Ele poderá ajudá-lo a determinar sua carga tóxica e a melhor maneira de eliminá-la de maneira rápida e eficaz. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: