Blog

Conheça a Cúrcuma e o Curry, temperos que auxiliam a manter o organismo saudável.

26/06/2019 14:47:15

Pouco difundida no Brasil, a cúrcuma tem ganhado notoriedade por conta de suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Entretanto, você sabe que há diferenças entre a cúrcuma e o açafrão? A cúrcuma é um caule subterrâneo de uma planta da família do gengibre, normalmente vendida desidratada e em pó de cor amarelo alaranjado. Neste caule, encontramos o componente mais ativo da planta, a curcumina, um potente anti-inflamatório e antioxidante.


No Brasil é comum as pessoas confundirem a cúrcuma com o açafrão, sendo vendida com o nome de açafrão-da-terra, porém são duas especiarias completamente diferentes. O açafrão é o estigma de uma flor; como cada flor tem apenas 3 estigmas, é um tempero mais caro. São necessárias 200 mil flores para produzir 1 kg. Em vez de amarelo, seu pó é avermelhado. Apesar de também ter propriedades antioxidantes, seu uso fica inviabilizado na terapêutica pelo seu alto custo.


A cúrcuma faz parte de um bem conhecido tempero indiano, o Curry. É um composto de mais de 35 temperos diferentes: gengibre, pimenta, coentro, cravo, dentre outros. Aprender a usar o curry na culinária é uma maneira inteligente de obter os benefícios de todas estas ervas, não só a cúrcuma.


Os antigos médicos indianos da Ayurveda já reconheciam as propriedades do Curry e hoje já temos catalogados inúmeras ações benéficas, mas separamos algumas:

 

1.     EFEITO ANTIOXIDANTE:

 

A formação de radicais livres é uma consequência natural dos processos metabólicos. Os problemas ocorrem quando esta formação ultrapassa níveis seguros, produzindo uma série de reações químicas que levam à oxidação das gorduras circulantes, a quebra (hidrólise) de nossas próprias proteínas e a formação de compostos inflamatórios derivado do metabolismo dos carboidratos. Todos os sistemas corporais sofrem por este ataque, o que acaba impactando o próprio DNA. Como consequência, aparecem os sinais do envelhecimento e o surgimento de doenças crônicas, como o câncer. Compostos presentes no Curry auxiliam o organismo a combater este excesso de radicais livres, neutralizando seu efeito deletério.

 

2.    EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO:

 

Quando nosso corpo é submetido a agressões de qualquer natureza, entram em ação nossos mecanismos de defesa. A reação inflamatória nada mais é do que a consequência da ação corporal na busca da reparação ou combate a um agente agressor. Um estilo de vida pró-inflamatório (uso de medicamentos alopáticos, química alimentar, fumo, álcool, drogas, alimentos ultraprocessados, açúcar etc.) geram um inimigo silencioso: inflamação oculta. Não percebemos nada num primeiro momento, mas estamos incubando doenças que vão aparecer mais tardiamente: câncer, diabete, hipertensão arterial, Alzheimer, isso sem contar que estamos acelerando o próprio processo de envelhecimento.

 

3.    PROTEÇÃO CEREBRAL:

 

A diminuição progressiva da função cerebral, própria do envelhecimento, pode ser combatida ao controlarmos a inflamação local, protegermos a circulação e a saúde das células nervosas e retirarmos toxinas (incluindo metais e parasitas) do terreno (matriz cerebral). Se incluirmos o Curry na alimentação, associado ao uso de óleo de peixe rico em DHA, estaremos diminuindo o risco de doenças cerebrais, incluindo a depressão e  contribuindo para a manutenção da saúde do cérebro.

 

4.    PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS:

 

Por seu efeito anti-inflamatório previne a agressão à parede dos vasos sanguíneos, protegendo contra a formação de placas de ateroma, responsáveis pelo bloqueio da passagem de sangue ao coração e cérebro. Com o aumento da fluidez, diminui-se o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

 

 

É SEGURO USAR CÚRCUMA OU CURRY?

 

Sim, não há restrição específica ao seu uso, entretanto, é sempre bom não abusar na quantidade, pelo risco de provocar irritação estomacal e produzir enjoo. Na dúvida, converse com o um profissional de saúde.

 

 

REMÉDIOS NATURAIS

 

A uso da Cúrcuma, isolada ou no Curry, é uma excelente estratégia para quem quer manter um estilo de vida saudável e prevenir doenças. O tempero é uma alternativa e complementação aos meios convencionais de tratamento. Saiba mais sobre como proteger a sua saúde por meio de métodos naturais aqui.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: