Blog

Conheça alimentos que nos ajudam a envelhecer com mais saúde.

29/04/2019 16:03:14

O envelhecimento do organismo é um processo natural que pode ser acelerado ou retardado, de acordo com o estilo de vida de cada um. Com o tempo, a velocidade de reparação celular diminui e as células ficam mais suscetíveis ao efeito de radicais livres e da oxidação. No conjunto, percebemos isso em processos como enrugamento da pele, aumento de doenças degenerativas, diminuição da atividade cerebral, enfraquecimento do sistema imunológico, deterioração dos sentidos, entre outras características do envelhecimento.

 

Apesar de inevitável, parece ser lógico buscar abrandar ou até mesmo retardar estas alterações. Um estilo de vida saudável, por exemplo, ajuda o organismo a envelhecer de forma mais lenta e sem tantos danos. A alimentação é um fator decisório quando falamos em manter o corpo saudável. Uma das principais causas das condições relacionadas à idade, de acordo com especialistas, é o estresse oxidativo. Ele leva à inflamação e, consequentemente, à degradação das células saudáveis.

 

A inflamação é a resposta natural do corpo a qualquer coisa que ele reconheça como ameaça. Alguns tipos de alimentos despertam essa reação e podem maximizar o efeito de envelhecimento no corpo, dentre eles, os carboidratos refinados, os alimentos açucarados e produtos industrializados altamente processados. Não exagerar no consumo destes alimentos e, em alguns casos, até restringir sua ingestão é uma forma de prevenir os efeitos do passar dos anos no organismo.

 

Se por um lado alguns alimentos aceleram o envelhecimento, por outro, alguns ajudam a retardar esse processo. Conheça dez comidas capazes de ajudar o organismo a envelhecer saudável e de minimizar as condições relacionadas à idade:

 

1.    Mirtilo, amora, framboesa, açaí e outras bagas: Ricos em flavonoides antioxidantes, são frutas de baixo índice glicêmico e repletas de benefícios para nossa saúde cerebral.

 

2.    Chocolate amargo com mais de 70% de cacau: Os flavonoides presentes na semente de cacau, de onde se extraí o pó para fazer o chocolate, melhoram a circulação sanguínea cerebral. É um ótimo alimento, por conter ainda fibras e vários minerais.

 

3.    Nozes, amêndoas, castanhas e outras oleaginosas: Ajudam na prevenção de doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e redução cognitiva. São ricas em gorduras boas (ômega-3) e estão associação a um melhor status de saúde.

 

4.    Coco: O coco é um grande aliado da saúde. A polpa pode ser comida aos pedaços, mas ainda dá para fazer sucos verdes ou para fazer um leite de coco de verdade (não aquela porcaria que vem em garrafinhas). Seu consumo aumenta a imunidade e restaura conexões cerebrais.

 

5.    Cogumelos: Os cogumelos fortalecem o sistema imunológico e regeneram células. Você pode consumir todos: portobelo, shiitake, shimeji, agaricus, ganoderma ou reishi (orelha-de-pau) e o champignon comum.

 

6.    Algas marinhas: Além de ricas em sais minerais, elas limpam o sangue, regulam a tiroide (por conta do iodo) e rejuvenescem.

 

7.    Caldo de Ossos: Os caldos de carne, frango ou peixe, feitos em casa são altamente nutritivos. Preparados da maneira correta provêm minerais na forma mais assimilável pelo corpo; colágeno para a pele, ossos e articulações; iodo para a tiroide. Além disso, facilitam a digestão e funcionam maravilhosamente bem para pessoas debilitadas ou adoentadas. Mas a principal vantagem deles é transformar qualquer receita em verdadeiras iguarias. Sopas, cozidos, arroz e risotos, molhos, refogados... ficam deliciosos. Sabe como fazê-los à moda antiga? Se não, fale com a gente.

 

8.    Azeite de oliva extravirgem: Um dos mais antigos produtos artesanais da nossa civilização: há milênios é feito do mesmo jeito. Prefira os azeites que vêm em garrafas escuras, pois a luz destrói algumas de suas propriedades. Escolha um azeite novo, isto é, cuja data de validade seja a mais recente possível. São excelentes para o sistema cardiovascular e seu consumo está ligado a longevidade.

 

9.    Abacate: O abacate apresenta ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, que são compostos fundamentais para manter as artérias saudáveis ??e jovens.

 

10.  Cúrcuma & Piperina: A curcumina, principal substância da cúrcuma, ajuda a evitar o envelhecimento das articulações, cérebro e várias outras condições neurodegenerativas. Entretanto, sua absorção só ocorre quando ingerida junto com a piperina, principal constituinte da pimenta do reino.

 

ENCONTRE O EQUILÍBRIO

 

Se preparar para um envelhecimento saudável requer atitudes quando ainda somos jovens. Se alimentar com comidas que fazem bem ao organismo e o ajudam a preservar sua vitalidade, ajuda para que os anos não deixem marcas tão indeléveis na saúde.

 

Optar por um estilo de vida saudável pode ser o segredo da fonte eterna da juventude, afinal. Conheça mais sobre como manter o corpo saudável de forma natural.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: