Blog

Conheça três benefícios do cogumelo Agaricus Subrufescens, também chamado de cogumelo do sol.

18/10/2018 15:26:58

Os cogumelos são conhecidos por terem uma forte relação com a saúde humana. Diversas espécies são utilizadas na culinária e medicina por conta de seus benefícios nutritivos e terapêuticos.  O Agaricus Subrufescens é uma espécie de cogumelo comestível da família Agaricaceae. Ele é conhecido por vários nomes como Cogumelo Era Dourada, Cogumelo do Sol, Himematsutake, Royal Sun Agaricus, Cogumelo Amêndoa, Cogumelo da Vida, Cogumelo de Deus, Jisongrong, entre outros.

 

O cogumelo foi descoberto no nordeste dos Estados Unidos e descrito pela primeira vez em 1893. Muitas pesquisas científicas ainda o denominam como Agaricus blazei Murrill, nome científico antiquado que se refere ao fungo. Por isso é comum encontrar esta dominação quando se fala do Agaricus Subrufescens no meio médico e científico.

 

Além dos Estados Unidos, países como Grã-Bretanha, Holanda, Israel, Taiwan e Brasil também possuem incidência do cogumelo. Os seus efeitos benéficos para a saúde são inúmeros e foram conhecidos primeiramente pela sabedoria popular. Após os relatos de melhora em diferentes doenças, cientistas começaram a estudar o fungo para entender como eles poderiam realmente auxiliar na manutenção da saúde humana.

 

CONHEÇA TRÊS BENEFÍCIOS DO AGARICUS SUBRUFESCENS:

 

Melhora a Imunidade - Nos últimos anos, houve um aumento significativo no uso de cogumelos para fins terapêuticos e medicinais, em particular, do uso da espécie Agaricus blazei Murrill, ou Agaricus Subrufescens. Para entender o porquê do fungo ser conhecido como um grande aliado da imunidade do organismo, quatorze estudos foram feitos sobre esse potencial.  O resultado das pesquisas foi que o cogumelo promove uma ação sobre a resposta imunológica do organismo. Ele contribui para a ativação do sistema, para o complemento e síntese de citocinas anti-inflamatórias e até mesmo auxilia na diapedese - passagem dos leucócitos, células de defesa, do sangue para os tecidos conjuntivos.

 

Ajuda na prevenção de infecções e alergias - O cogumelo também tem sido usado na medicina tradicional e como alimento saudável para a prevenção de uma variedade de doenças, incluindo infecções e alergias. Em pesquisas realizadas para entender o que leva o fungo a ter essas características, os cientistas chegaram à conclusão de que o Agaricus Subrufescens é rico em polissacarídeos imunomoduladores, ?-glucanas, e tem demonstrado possuir propriedades antitumoral, anti-infecciosa e antialérgica/asmática, além de efeitos anti-inflamatórios em pacientes com doença inflamatória intestinal.

 

Prevenção do câncer - O Agaricus subrufescens tem sido relacionado como um alimento saudável para a prevenção do câncer, principalmente o de próstata. De acordo com estudos realizados, foi observado que o caldo do fungo inibe a proliferação de células de câncer em diferentes linhagens. Com base nestes resultados, os cientistas constataram que o caldo do cogumelo pode inibir diretamente o crescimento de células de câncer de próstata através de uma via de apoptose e suprimir o crescimento do tumor de próstata via mecanismos antiproliferativos e antiangiogênicos. Isso significa que o fungo tem o potencial uso terapêutico na prevenção e tratamento do câncer de próstata humano.

 

ALIMENTO QUE CURA

 

Todas as evidências de benefícios a saúde do Agaricus Subrufescens listadas ainda precisam de mais testes para serem efetivamente comprovadas - incluindo estudos em humanos para entender as relações celulares e identificar potenciais reações.

 

O conhecimento dos benefícios da ingestão do cogumelo é datado de muitos anos, por isso a sua popularidade que incitou os cientistas a procurarem explicações e comprovações para a reação. Contudo, o seu consumo deve ser feito de forma consciente. Em algumas situações, não é recomendada a ingestão do alimento. Pessoas com doenças autoimunes, que irão passar ou acabaram de fazer uma cirurgia e crianças devem ter uma orientação médica caso queiram consumir o cogumelo.

 

Conheça mais de alimentos saudáveis e formas naturais de equilibrar a saúde no site da QuantumBIO.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: