Blog

Cogumelo: um alimento rico em nutrientes que ajuda a melhorar a imunidade.

06/08/2018 17:44:10

Existem diversas variações de cogumelos e algumas delas podem ser comestíveis. Esse fungo é encontrado na natureza e o seu consumo é feito há muitos anos por diferentes culturas. Na atualidade, o cogumelo se tornou símbolo de uma culinária refinada. Mas existem estudos que estão trazendo outros estigmas para o alimento, como o de auxiliar no trato de doenças.

 

Os cogumelos são relacionados com a ação antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo, por apresentarem vitaminas A e C, betacaroteno, entre outros elementos que ajudam nessa função. Além disso, o fungo também ajuda no combate à diabetes, uma vez que baixa os níveis de açúcar no sangue por meio da quantidade de fibras, polissacarídeos e outras substâncias encontradas no alimento.

 

COGUMELOS PARA MELHORAR A IMUNIDADE

 

Estudos recentes relacionam o alimento a uma nova função: a imunológica. Um conjunto de pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais e da University of Florida, realizaram um estudo para testar a tese de que o consumo de cogumelos poderia melhorar a função imunológica humana.

 

Para isso, 52 homens e mulheres saudáveis, com idades entre 21 e 41 anos, participaram do estudo de quatro semanas. Eles consumiram 5g ou 10g de cogumelos por dia. Antes e depois das quatro semanas, os participantes do estudo fizeram exames de sangue e coletaram saliva e soro.

 

O resultado foi que o consumo de cogumelos por esse período melhorou a imunidade dos indivíduos, o que pode ser observado a partir da melhor proliferação e ativação celular e aumento da produção de sIgA. As alterações observadas na citocina e nos níveis de PCR sugerem que essas melhorias ocorreram sob condições menos inflamatórias do que aquelas que existiam antes do consumo.

 

COGUMELOS PARA UMA DIETA BALANCEADA

 

Além do potencial de aumentar a imunidade, o fungo também tem ação antimicrobiana. Isso porque alguns cogumelos, em seu ambiente natural, precisam de compostos antibacterianos e antivirais para se manterem vivos. Incluídos na dieta, esses alimentos trazem o mesmo benefício para os seus consumidores.

 

Com todas essas vantagens a seu favor, o cogumelo se torna um alimento relevante dentro de uma dieta balanceada. Especialistas afirmam que a quantidade certa de consumo do fungo é de 250g a 300g  por semana. Entretanto, este alimento cheio de nutrientes não tem contraindicações e o seu consumo acima dessas quantidades não impacta negativamente no organismo, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de alergia.

 

O cogumelo é parte do portfólio da QuantumBIO, que além de suplementações oferece os subsídios necessários para os consumidores manterem uma alimentação saudável e balanceada para evitar doenças ou tratá-las de modo natural.


Conheça os produtos da QuantumBIO. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: