Blog

Cogumelos poderiam ajudar no tratamento de câncer?

27/03/2018 15:22:09

Cogumelos não são nem planta nem animal. São fungos e têm sido valorizados por suas propriedades medicinais durante séculos.

 

No antigo Egito, pensava-se que os cogumelos traziam vida longa, e hoje, no século 21, as investigações estão demonstrando os mecanismos por trás das propriedades que aumentam a saúde presentes nos cogumelos, incluindo o seu potencial para combater uma das maiores pragas ao homem moderno - o câncer.

 

AS PROPRIEDADES ANTICANCERÍGENAS DE COGUMELOS

 

Cerca de 100 espécies estão sendo estudadas para seus benefícios de promoção da saúde, e cerca de meia dúzia se destacam por sua capacidade de fornecer um grande impulso para o seu sistema imunológico. De fato, alguns dos mais potentes agentes imunoprotetores vêm de cogumelos, e esta é uma razão pela qual eles são tão benéfico tanto para a prevenção e tratamento do câncer.

 

Polissacarídeos de cadeia longa, especialmente moléculas alfa e beta-glucana, são os principais responsáveis ??pelo efeito benéfico dos cogumelos em seu sistema imunológico. Em um estudo, a adição de uma ou duas porções de cogumelos shiitake secos foi suficiente para gerar um efeito benéfico sobre a modulação da função do sistema imunológico.

 

Outros compostos que ocorrem naturalmente em cogumelos, como proteínas fúngicas, lectinas, peptídeos, lacases, e outros também foram relatados para ter efeitos significativos sobre a função imunológica. Um extrato polissacarídeo ligado às proteínas de cogumelos também está sendo usado para aumentar a função imunológica dos pacientes com câncer em países como Japão.

 

Um extrato de cogumelos maitake também foi usado para estimular o sistema imunológico em pacientes com câncer de mama. No entanto, muita pesquisa também mostra que os cogumelos têm efeitos diretos anti-câncer também. Por exemplo:

• Em um estudo japone?s, ratos que sofrem de sarcoma receberam extrato de cogumelo shiitake. Seis dos 10 ratos tiveram regressão completa do tumor e, com concentrações ligeiramente superiores todos os 10 camundongos mostraram regressão completa do tumor.

• O lentinan, presente em cogumelos shiitake, foi usado para aumentar a taxa de sobrevivência de pacientes com câncer.

• Os extratos de cogumelos maitake, quando combinados com a vitamina C, foram usados para reduzir o crescimento de células de câncer da bexiga em 90 por cento, bem como as matar.

• No Japão, as duas principais formas de medicina alternativa usados ??por pacientes com câncer são um cogumelo chamado subrufescens Agaricus (aka Agaricus blazei e Agaricus brasiliensis ) e extrato de cogumelo shiitake

• Ácido ganoderic, presente em cogumelos Reishi, pode ser útil no tratamento do câncer do pulmão.  

 

Um cogumelo particularmente único, cordiceps, também chamado “fungos de larva” ou Tochukasu, tem propriedades anti-tumorais. Este cogumelo parasita é único porque, na natureza, ela cresce a partir de um inseto hospedeiro, em vez de uma planta hospedeira. Ele tem sido muito utilizado dentro de medicina tradicional chinesa e tibetana. Cientistas da Universidade de Nottingham têm estudado o cordycepin, um dos compostos medicinais ativos encontrados nestes fungos, como um medicamento contra o câncer em potencial.

 

NO QUE MAIS OS COGUMELOS PODEM SER ÚTEIS?

 

Cogumelos não são somente capazes de reforçar a função imune e potencialmente combate ao câncer. Além de ser rico em proteínas, fibras, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio e sais minerais, os cogumelos são excelentes fontes de antioxidantes.

Eles contêm polifenóis e selênio, que são comuns no mundo das plantas, bem como antioxidantes que são exclusivas para os cogumelos. Um desses antioxidantes é o ergothioneine, que os cientistas estão começando a reconhecer como um "antioxidante mestre."

 

Um estudo anterior na revista Nature discute a importância da ergothioneine, que é bastante exclusivo de cogumelos (ergothioneine é produzido apenas por fungos e micobactérias que habitam o solo ... plantas podem conter ergothioneine mas apenas por uma associação de suas raízes com um fungo) , descreve-o como "um derivado sulfurado invulgar do aminoácido histidina," que parece ter um papel muito específico para proteger o ADN de danos oxidativos.

Com isso em mente, torna-se fácil ver como os cogumelos podem ser uma parte importante de uma dieta ideal. Se você não gosta de comê-lo todo, você também pode encontrá-los em forma de suplemento, ou como um extrato ou suplemento alimentar. A FASEB Journal também publicou nove estudos sobre cogumelos que detalharam uma ampla variedade de benefícios de saúde, incluindo:

 

Controle de peso: Um estudo descobriu que a substituição de carne vermelha com cogumelos brancos podem ajudar a aumentar a perda de peso.

 

Nutrição de qualidade: Uma análise da dieta descobriu que o consumo de cogumelos foi associada com uma melhor qualidade da dieta e nutrição melhorada.

 

O aumento dos níveis de vitamina D através de sua dieta: Consumir extrato seco branco cogumelo botão foi encontrado para ser tão eficaz quanto tomar vitamina D2 ou D3 suplementar para aumentar a vitamina D. A exposição de todas as espécies de tecido do cogumelo (corpo de fruto e micélio) à luz solar ou ultravioleta artificial (UV) converte o ergosterol composto bioativo em quantidades significativas de vitamina D2. Algumas espécies de cogumelos também conter vitamina D3 e D4.

 

COMO OBTER MAIS DO PODER DO COGUMELO EM SUA DIETA

 

Primeiro, eu recomendo adicionar uma variedade de cogumelos para a sua dieta. Eles são um excelente complemento para qualquer salada e vão muito bem com todos os tipos de carne e peixe. Como uma advertência, se certificar de que eles estão cultivados organicamente, para evitar contaminantes nocivos que os cogumelos absorvem e concentram a partir do solo, ar e água. Além disso, evitar apanhar cogumelos na natureza, a menos que você está absolutamente certo de que você sabe o que você está escolhendo. Há uma série de cogumelos tóxicos e é fácil confundir-se a menos que você tenha muita experiência e saiba o que procurar.

 

Houve alguns estudos nos anos 80 que relataram Agaritine, um composto de hidrazina encontrado em espécies de cogumelos Agaricus, é uma substância cancerígena. Agaritine é gerada pelo calor do cozimento. Os estudos foram mais tarde em sua maioria desacreditados.

Estudos posteriores feitos no Agaritine em Agaricus blazei (cogumelo medicinal que é um parente tropical do cogumelo comum), descobriram que agaritine extraído teve efeitos antitumorais e induziu apoptose em linhas celulares leucêmicas. Adicionalmente, quebras de cozinha para baixo da quitina na parede celular de cogumelos e faz com que os nutrientes e compostos bioactivos mais biodisponível. Também para espécies de cogumelos, como cogumelos, que são cultivadas em um composto à base de esterco pasteurizado (versus um esterilizado madeira ou substrato à base de grão), existem algumas questões de higiene a serem considerados quando se consome crua.

 

Desidratados, pós cogumelos finamente moído (especialmente os pós micélio mais suave-degustação) são excelentes como "impulsionadores do smoothie". Uma colher de chá ou duas adicionadas a um vegetariano ou frutas batido ou shake de proteína é uma maneira fácil e conveniente de adicionar funcionalidade ao que é agora um hábito diário para muitas pessoas. Cogumelos desidratados não necessitam de refrigeração e têm uma vida útil longa, tornando mais fácil para manter um regime diário de cogumelos, mesmo quando viaja. Quando se trata de suplementos de cogumelo, existem dois tipos primários:

 

CONCENTRADOS OU EXTRACTOS DE COGUMELOS

 

A maioria destes são chamados extratos de água quente, onde tanto o micélio de cogumelo - ou o corpo de fruto - é fervido durante longos períodos de tempo para extrair as longas cadeias de polissacarídeos. O produto final é uma forma concentrada de glyconutrients (açúcares complexos) concebido para ser responsável por muitos dos benefícios de saúde, particularmente as propriedades imunomoduladoras, do cogumelo. No entanto, o calor de extração de água quente irá destruir / desnaturar muitos dos compostos bioativos sensíveis à temperatura (vitaminas, proteínas, aminoácidos, enzimas) e não irá capturar os compostos insolúveis ou solúveis em álcool (fibras dietéticas insolúveis) nos cogumelos. Alguns extratos são produzidos usando processos de extração com solventes sequenciais de água quente e de álcool que irá conter mais, mas não todas das múltiplas que ocorrem naturalmente ingredientes bioativos contidos em todo o cogumelo.

 

ALIMENTOS INTEGRAIS / COGUMELOS CRUS

 

Consumir os cogumelos crus ou usando comprimido em pó são geralmente as melhores alternativa se você estiver razoavelmente saudável e olhando para manter a saúde ideal, uma vez que ajudam a manter a função ideal de seus vários sistemas como oposição a transmitir um efeito direto. Na maior parte do conhecimento sobre cogumelos vêm de medicina chinesa antiga, onde os cogumelos são considerados tônicos. Tônicos são considerados como tendo efeitos benéficos através de diversos sistemas de seu corpo que não diminuem com o tempo. Os efeitos benéficos do tônico (por vezes referido como adaptógenos) são atingidos mais facilmente tomando tônicos em um diário, base contínua.

 

Como mencionado anteriormente, se você optar por comer os cogumelos crus, verifique se eles são cultivados organicamente, como sua carne absorve facilmente contaminantes do ar e do solo. Da mesma forma, você vai querer certificar-se de qualquer produto que você compra é orgânica certificada pela mesma razão. Em adição aos nutrientes valiosos, cogumelos inteiros também fornecer fibra dietética saudável que atua como plataformas probiótico para o crescimento de organismos probióticos no seu intestino, o que é muito importante para a saúde digestiva. Este é mais um motivo para optar por um produto inteiro cogumelo alimentos.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: