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Suco Verde.

22/01/2018 15:50:49

EMAGRECE?


O ritual de fazer o suco verde e o glamour que ele tem atualmente pode estimular a pessoa a reduzir a alimentação, fazer atividade física e perder peso, mas o suco verde sozinho não tem o poder de emagrecer.


COAR OU NÃO COAR?


O ideal é coar, para rápido esvaziamento gástrico e otimização na absorção dos nutrientes.


• Um coador inox duplo faz este trabalho com perfeição, dispensando o coador de pano;

• Inconveniente de não coar: gosto amargo e alto teor de fibras insolúveis.


DÁ PARA CONGELAR?


Sim, pode congelar.

Tempo máximo de armazenamento: 1 mês.

Se o objetivo é detox, vale congelar, porque será de uso pontual durante o programa detox e não para uso contínuo de vários meses.


O suco verde irá conter 2 grupos de substâncias:


• Nutrientes: açúcares naturais, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais;

• Não nutrientes: também conhecidos como fitoquímicos, são substâncias de comprovados benefícios para saúde quando ingeridos em quantidades adequadas, a alimentação normal com glicosinolatos, sulfetos, flavonóides, fitoestrógenos, isotiocianatos, fenóis, taninos, terpenos, carotenóides, prebióticos e outras.


Mesmo após o congelamento, o suco verde irá garantir minerais, vitaminas, compostos organo-exofrados e clorofila, que possuem qualidades que irão otimizar a produção de enzimas com propriedades detox, além de outros benefícios.


Não use frutas para congelamento, pois altera muito a cor e o sabor e tem perdas de nutrientes importantes.


O SUCO VERDE SUBSTITUI OS VEGETAIS DA ALIMENTAÇÃO?


Não.

Devemos comer 400g (parte comestível) de vegetais por dia com variedade de tipos e cores: brancos, amarelos /alaranjados, vermelhos/arroxeados e verdes. As cores devem ser guia na hora da compra.


TIPOS DE SUCOS PARA ADAPTAR O PALADAR:


  • Iniciante: frutas + vegetais + água.
  • Intermediário: frutas + vegetais + folhas + água.
  • Completo: vegetais + folhas + fruta + semente ou inhame - água.


INICIANTES


É o suco normal da alimentação diária com a fruta fresca ou poupa congelada, acrescido de vegetais de sabor suave e temperos como gengibre, hortelã, manjericão (combina bem com frutas cítricas), erva cidreira, capim santo e outros.


Importante: usar vegetais e frutas com propriedades diuréticas como aipo (salsão), cenoura, beterraba, pepino e outros.


* Exceção: suco de melancia e melão são diuréticos, porém devem ser ingeridos sem acrescentar frutas ou vegetais. Pode colocar ervas aromáticas (hortelã, manjericão) e gengibre, etc.


INTERMEDIÁRIO


Frutas + vegetais + folhas + temperos + água.


Acrescentar ao suco iniciante, vegetais folhosos, ricos em vitaminas do grupo B, minerais e clorofila, como alface, couve, espinafre, salsa em pequenas quantidades. Ir aumentado gradativamente para acostumar com o sabor.


COMPLETO SEM ÁGUA


Composição:

Folhas: 2 tipos no mínimo - couves, alface, agrião, folhas de beterraba, folhas de couve-flor, rama de cenoura, nabo, chicória, repolho e outros - quantidade: 2 copos de folhas picadas.

Vegetal: 1 pepino, 1 prato de sobremesa de abobrinha, moranga, chuchu picados.

Socador: 1 cenoura ou 1 pepino inteiros.

Fruta: ½ maçã, 1 rodela de abacaxi.

Tempero: hortelã, gengibre, salsa, cidreira e outros a gosto.


COMPLETO - PREPARO NO LIQUIDIFICADOR


A ordem da colocação no copo do liquidificador é importante para extração da parte líquida dos ingredientes e facilitar o processo.


Colocar primeiro vegetais como pepino, abobrinha e fruta (facilita a formação de líquidos), a seguir as folhas e temperos e amassar todos os ingredientes com a cenoura ou pepino, para ir formando a parte líquida, e liquidificar por 2 ou 3 minutos, depois que a mistura ficar líquida e coar.


* Recomendado: 1 colher de chá de azeite de oliva para otimizar a absorção de algumas vitaminas.


TURBINANDO O SUCO VERDE


Voltar com o suco para o copo do liquidificador. Acrescentar depois de coado: brotos e grãos hidratados para fornecer maior quantidade de enzimas vegetais, sementes hidratadas de linhaça, chia, quinua, amaranto irão fornecer ômega 3 e mucilagens (fibras solúveis).


Cará ou batata cará (Dioscorea alata L), conhecido em alguns estados como inhame, para acrescentar fitohormônio e maior valor calórico ao suco verde.


Oleaginosas como nozes, castanhas, gergelim, amendoim para fornecer gorduras saudáveis e maior valor calórico ao suco verde.


MELHORES HORÁRIOS


A Medicina Tradicional Chinesa orienta os horários de maior ação energética dos órgãos e sistemas: Antes da primeira refeição do dia, antes do almoço e antes da última refeição. Tomar sempre com o estômago vazio e esperar 30 minutos para se alimentar.


Fonte: Spa Tour Life


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