Blog

Tudo em equilíbrio.

22/01/2018 15:39:21

Conhecer tudo aquilo o que se leva ao prato é importante para quem possui diabetes ou não. É imprescindível levar à mesa os alimentos mais saudáveis possíveis, a fim de evitar complicações na saúde e prevenir males. “Os diabéticos, assim como os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável, devem dividir as refeições e se alimentar seis vezes ao dia. Beber bastante água, comer frutas, verduras e legumes, dar preferência a alimentos mais saudáveis, evitar frituras e alimentos gordurosos, abusar dos alimentos ricos em fibras, evitar alimentos ricos em açúcar e fazer atividade física moderada são as principais indicações", ensina o nutrólogo Maximo Asinelli. Saber quais são os elementos que compõem os alimentos e as suas quantidades é o passo inicial para manter uma dieta balanceada e saudável. O índice glicêmico (IG) é um dos itens que necessita ser checado, principalmente por quem é diabético.


AFINAL, O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO?


O IG dos alimentos é medido por meio da velocidade com a qual eles se transformam em açúcar e atingem a corrente sanguínea. Ou seja, quanto mais rápido o alimento é convertido em açúcar, maior será o trabalho que o pâncreas terá que desenvolver para liberar insulina (hormônio responsável por absorver a glicose no organismo).


Os alimentos com alto IG não são indicados para quem tem diabetes, mas sim para aqueles que precisam repor energia rápido, após a musculação, por exemplo. Já os com IG baixo diminuem o apetite e causam a sensação de maior saciedade, contribuindo inclusive para o controle do peso.


ÍNDICE GLICÊMICO X CARGA GLICÊMICA


Além do IG, é possível verificar a carga glicêmica que cada alimento contém. É ela quem vai medir a quantidade de carboidratos presentes em cada alimento.


ALTO OU BAIXO?


Um alimento com IG baixo tem carga de até 55; o moderado entre 56 e 69 e o alto com carga maior que 70. Já no caso da CG, a carga menor que 10 é considerada baixa, e a alta é quando ultrapassa o valor de 20.

Confira alguns alimentos com menores índices de IG e CG, ideais para os diabéticos.




ATENÇÃO REDOBRADA


Embora deva existir uma atenção especial para o controle do IG, o portador de diabetes terá uma vida tranquila, desde que conheça bem a doença. “aceitando essas condições de vida e encarandoas com maturidade e bom humor, a qualidade de vida do diabético irá ser igual à de qualquer pessoa”, diz o clínico geral Paulo Camiz.

 

Por: Paula Santana

Fonte: Revista Dieta Antidiabetes


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: