Blog

Três passos para reeducação alimentar.

21/07/2017 18:16:18

Preservar a eficiência digestiva através da manutenção e otimização das enzimas é uma forma de evitar uma série de distúrbios do processo digestivo visando manter uma vida saudável.


Preparamos para você um guia básico para otimizar o processo digestivo de forma natural. As orientações seguem a filosofia da macrobiótica, conjunto de antigas prescrições dietéticas japonesas, cujo objetivo é prolongar a vida e torná-la mais saudável, desenvolvidas a partir dos mesmos conceitos filosóficos (equilíbrio yin-yang) que fundamentaram a medicina tradicional chinesa. 

Veja a seguir.


PRIMEIRO PASSO

Consumir três sachês de compostos enzimáticos ao longo do dia. Também é possível introduzi-lo como ingrediente no preparo dos pratos do dia-a-dia. Siga as refeições de rotina, sem radicalismos. 

Por que consumir compostos enzimáticos?

Eles têm propriedade prebiótica, ou seja:

• Alimentam as bactérias benéficas do intestino.

• Promovem uma microbiota (flora intestinal) saudável.

• Ativam as enzimas do organismo.

• Fornecem ao organismo de mais enzimas.

Por que o bom funcionamento do intestino está em primeiro lugar?

Porque faz eliminar partes dos alimentos não aproveitadas pelo organismo, mantendo o intestino sempre limpo.  Estando sempre limpo, ele absorve adequadamente os nutrientes dos alimentos.  

Consequentemente: 

• Reduz o mau humor, o cansaço, o estresse.

• Melhora o aproveitamento dos nutrientes.

• Fortalece o sistema imunológico, evitando doenças relacionadas.

• Combate os radicais livres, prevenindo sintomas da senilidade.

• Melhora a produção da serotonina, promovendo a estabilidade emocional.

• Faz evitar a hemorroida, o sobrepeso, o mau hálito.

• Melhora o aspecto da pele.

Por que é importante fazer a manutenção das enzimas no organismo?

Porque a falta delas no organismo pode contribuir para:

• Desânimo / Falta de energia.

• Gases intestinais.

• Azia / Má digestão. 

• Intolerância a certos alimentos.

• Pele sem vida.

• Menstruação irregular.

• Mau funcionamento intestinal.

• Enxaqueca.

• Alergias.


SEGUNDO PASSO 

Passa a tomar suco verde diariamente. Além disso, introduza no seu menu diário mais verduras e legumes, eliminando aos poucos os doces, os refrigerantes, as frituras, o açúcar, os alimentos gordurosos e industrializados.

Doces e refrigerantes – os vilões da saúde

O açúcar faz alterar o pH do sangue, tornando-o ácido, consequentemente, provoca o desequilíbrio orgânico.  Na tentativa de se auto-recuperar, o próprio organismo aciona o seu sistema de defesa, que por sua vez, para manter-se em atividade começa buscar minerais nos ossos e dentes.  Quanto mais tempo ficar nesta condição, mais fracas ficam as defesas do organismo, ficando vulnerável aos ataques das doenças, além de agravar problemas da osteoporose. 

O consumo em excesso de açúcar produz também o vício pelo mesmo. 

Pessoas viciadas em açúcar, se não consumirem açúcar ficam dispersas, deprimidas, perdem a concentração e a capacidade para desenvolver o trabalho e só conseguem se recompor consumindo doces. Ao consumir doces vem a euforia e a elevação da glicemia, mas como é uma situação temporária este ciclo vicioso e nocivo se repete.  Quanto mais doce, mais instável são os sentimentos.    

O açúcar levado do estômago para o intestino destrói os microorganismos que metabolizam as vitaminas do complexo B.

O açúcar tende a se acumular no fígado em forma de glicogênio, mas a capacidade do fígado é limitada, podendo suportar até cerca de 50g.  O que excede transforma-se em ácidos graxos (gordura) e retorna para a corrente sanguínea acumulando-se em volta dos órgãos internos causando a arteriosclerose e cardiopatia. 

Por que consumir suco verde ou de frutas?

O suco verde, que deve ser preparado com folhas frescas (espinafre, folha de cenoura, escarola) ou suco de frutas (semi-ácidas com doces, evitando as frutas ácidas como laranja, abacaxi, etc.). A uma dessas misturas adiciona-se 1 a 2 saches de composto enzimático e 5 a 8 comprimidos de Chlorella. É uma excelente forma de otimizar o equilíbrio enzimático e equilibrar o fator de intolerância.

A clorofila é um elemento da natureza capaz de fazer eliminar do organismo, elementos tóxicos (conservantes, agrotóxicos, corantes, metais pesados) presentes nos alimentos, no ar e na água que ingerimos diariamente. Suco verde ou suco de frutas, com adição de Floranew e Dia Chlorella tornam o intestino ainda mais saudável. 

A clorofila tem estrutura semelhante ao da hemoglobina, diferindo apenas no átomo central, sendo o da clorofila o magnésio e o da hemoglobina, o ferro.  É uma condição extraordinária, pois em determinadas situações a clorofila sofre transmutação biológica e se transforma em hemoglobina. (Hemoglobina: É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio aos tecidos de todo o corpo).

Sugestão: SUCO VERDE 

Bata no liquidificador: 1 porção razoável de espinafre, 1 tomate orgânico maduro, 1 porção pequena de salsa, 1 a 2 saches de composto enzimático e 6 a 8 comprimidos de Chlorella – adicione ½ a 1litro de água mineral e bata no liquidificador, o suficiente para triturar tudo. Coar ou não coar é opção de cada um.

Sugestão: SUCO DE FRUTAS

Bata no liquidificador: 1 maçã, 1 banana média, 1 fatia de mamão (escolher frutas a gosto, evitando laranja e abacaxi), adicione 1 a 2 saches de composto enzimático e 5 a 8 comprimidos de Chlorella. Coloque tudo junto com ½ a 1 litro de água mineral e bata o suficiente para triturar tudo. Coar ou não coar, é opção de cada um.  


TERCEIRO PASSO 

Introduza o arroz integral no seu menu diário, diminua o consumo de carne e comece a consumir alimentos orgânicos. Crie o hábito de mastigar bem os alimentos. 

O arroz integral deve ser a base de qualquer dieta saudável:  

• Devido equilíbrio de nutrientes.

• Alta digestibilidade. 

• Proporciona grande vigor físico e melhoramento da função muscular.  

• É eficaz na ativação do cérebro por facilitar o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral.

• É fonte de vitamina E, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, carboidratos de fácil digestão e fibras.

A força vital do arroz integral é percebida ao deixá-lo de molho na água.  Em 2 ou 3 dias ela começará germinar. O mesmo não acontecerá com o arroz branco que, ao contrário, acabará apodrecendo.  

Receita fácil de arroz integral: lave 2 copos de arroz integral (tipo cateto) e despeje na panela de pressão.  Acrescente 3 copos de água mineral (ou filtrada)  e sal marinho. Tampe e coloque no fogo.  Logo que der sinal da pressão, abaixe o fogo e mantenha por mais 50 minutos. Passado este tempo, desligue o fogo e deixe descansar, sem abrir a tampa, por mais 20 minutos. 

Por que mastigar mais de 50 vezes cada porção de alimento que vai à boca?

• O ato de mastigar movimenta quase todos os músculos da cabeça, com isso melhora o fluxo sanguíneo e as  células cerebrais começam a trabalhar ativamente,  tornando o raciocínio mais ágil, prevenindo também aesclerose.

• Na mastigação é liberada a saliva onde está contida a parotina, o hormônio de propriedades rejuvenescedoras.  Mastigar bem significa ter mais saliva. 

• A saliva tem propriedade de neutralizar as toxinas impregnadas nos alimentos (aditivos, agrotóxicos), causadores de doenças como o câncer.

• Mastigar bem promove melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.

• Quanto maior o número de mastigação, maior é a sensação da saciedade.  Isso faz evitar excesso na alimentação

• A mastigação correta e persistente faz desenvolver a sensibilidade de distinguir alimentos bons e nocivos

As consequências de todos os itens acima são grandiosas. Basta imaginar... 

E se não posso preparar arroz integral diariamente?

O ideal seria consumir Levedo de Cerveja. 

O Levedo de cerveja é formado por proteínas, todos os tipos de aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas, principalmente as do Complexo B que ajuda suprir o organismo de energia, faz melhorar o metabolismo, aumentar a imunidade. O levedo de cerveja também faz aumentar o número de bactérias que compõem a flora intestinal, como os lactobacilos.

Não esqueça: de nada adianta seguir todas essas dicas se você não tiver um estilo de vida saudável, com prática de exercícios e consulta regular ao médico.

Obs.: As informações e conselhos disponibilizados no presente material não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.

Nenhum dos produtos apresentados no presente material substitui o uso de medicação convencional, tratando-se de suplementos ou essências vibracionais que auxiliam no reequilíbrio energético do organismo. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: