Blog

Efeitos e benefícios do jejum e desintoxicação.

21/07/2017 17:37:12

O “jejum” é a melhor forma e o mais antigo dos métodos de desintoxicação, porém o mais difícil. Todos os métodos de desintoxicação têm o objetivo de gerar um grande estímulo no processo catabólico do metabolismo, induzindo o organismo à eliminação de toxinas inseridas nas gorduras acumuladas, seja nos tecidos adiposos ou nas artérias. Portanto, toxinas são substâncias que se acumulam no organismo na forma de ácido úrico e substâncias nitrogenadas, sais que se sedimentam formando cálculos ou calcificação de partes moles como juntas e músculos, provenientes de substâncias químicas oriundas de pesticidas, inseticidas e herbicidas, aditivos químicos alimentares, metais tóxicos (alumínio, chumbo, mercúrio, cádmio, etc.) e monóxido de carbono inalados, como também outros gases nocivos.


EFEITOS E BENEFÍCIOS DA DESINTOXICAÇÃO:


  • Após um processo de desintoxicação, observamos nas pessoas magras um estímulo para o organismo e, após um emagrecimento inicial, há um aumento de apetite e melhor aproveitamento do alimento. Nas pessoas de peso normal, após uma perda de peso, há uma recuperação e volta ao peso habitual.
  • Um benefício comum entre as pessoas que se submetem à desintoxicação é a perda de peso, que pode continuar se houver um controle alimentar após o programa. O emagrecimento é importante, pois as toxinas se acumulam na gordura e, quando se perde gordura, as toxinas são eliminadas.
  • O organismo é de tal forma estimulado que tudo funciona melhor. Após a desintoxicação pode-se iniciar um processo de reversão de muitas patologias; distúrbios metabólicos podem ser modificados ou até eliminados. É como se o organismo tomasse um novo impulso. Hipócrates, o pai da Medicina, prescrevia a desintoxicação como medida terapêutica: “comer muito quando se está doente, implica alimentar a doença”.
  • O impulso gerado pela desintoxicação facilita o início de uma verdadeira reeducação alimentar. Conscientizando-se das causas do desequilíbrio, pode-se começar a trabalhar sobre elas e buscar uma forma de alimentação mais equilibrada.
  • A desintoxicação é uma experiência válida, pois traz grandes benefícios às pessoas sadias que tem a vida dominada pelas calorias.
  • Uma vez isento de toxinas, o organismo absorve melhor o nutriente, o que contribui para a melhoria da saúde geral. Muitas pessoas comem muito porque o organismo não absorve os nutrientes necessários, não só devido à má alimentação, mas também devido a um sistema de absorção bloqueado.
  • A desintoxicação jejum ou sob uma dieta de baixas calorias, desencadeia um bem-vindo repouso fisiológico ao aparelho digestivo e sistema nervoso central. Os órgãos e tecidos sacrificam suas substâncias – mobilização de açúcar do fígado, gorduras dos depósitos subcutâneos e proteína dos músculos e glândulas – para manter em condições normais o sangue, o coração e o cérebro.
  • Enfim, a desintoxicação purifica e modifica profundamente os tecidos e provoca uma sensação de “leveza” e clareza mental. 

NOTA: Leia nesta edição uma exposição relatada pelo Dr. José Carlos Arruda sobre um programa de “jejum” desenvolvido pela tecnologia japonesa, que facilita a desintoxicação pelo método do jejum em apenas 5 dias.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: