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Sistema digestivo e seus cuidados.

21/07/2017 17:35:55

Partindo da premissa de que todos cometem erros nos hábitos alimentares, principalmente na combinação dos alimentos e na sua qualidade nutricional, torna-se praticamente impossível realizar uma correta metabolização, tão necessária para uma boa saúde. Assim, os desequilíbrios do dia-a-dia nos levam fatalmente à desordem orgânica do colesterol, triglicérides, glicemia e, consequente, hipertensão.


A seguir, vamos entender o que significa cada um destes itens, bem como saber quais alimentos nos ajudam a prevenir esses males.


O QUE É COLESTEROL?


É uma gordura (ácido graxo) que circula no sangue e faz parte de todas as nossas células e são mediadores que permitem a entrada e saída de substâncias.

O colesterol é essencial para garantir a atividade e eficiência do sistema nervoso e também na síntese de hormônios. É um elemento circulante no tecido (matriz extracelular) e quando em excesso pode causar obstrução de artérias. É precursor da aterosclerose, sendo portanto causador de complicações cardiovasculares.

O ideal que o colesterol total esteja abaixo de 200mg/dL e que o LDL (colesterol de baixa densidade) não ultrapasse 100mg/dL.

  • Alimentos e suplementos que não devem faltar no dia-a-dia

Aveia, azeite de oliva virgem, feijão-de-corda integral, tomate, frutas vermelhas, Ômega 3, Lecitina de soja e a alga Chlorella.

A aveia possui alto teor de fibras solúveis que reduz a absorção de colesterol pelo organismo. O azeite de oliva é uma das fontes mais ricas em gordura monoinsaturada. Feijão-de-corda (Feijão Fradinho ou feijão de cor) é rico em vicilina que reduz a absorção de colesterol no fígado.

O tomate e frutas vermelhas são portadores de licopeno que atua como excelente antioxidante, evitando a formação de placas de gordura. Ômega 3 é um ácido graxo que controla os níveis de LDL pelo aumento ou regularização do HDL o bom colesterol.

A Lecitina de soja, além de ser um excelente emulsificante de gorduras é rico em colina, que tem o poder de melhorar o desempenho hepático. 

A alga Chlorella, por sua vez, é rica em clorofila, sendo assim um excelente suprimento rico em magnésio. A Chlorella é um excelente hepatoprotetor e depurador renal, agindo no metabolismo das lipoproteínas.

  • O que deve ser evitado no dia-a-dia

Embutidos, frituras, leite integral, bacon, carnes vermelhas em excesso, bolos prontos, carne de aves com pele, manteiga, queijos amarelos e maionese.

Estes tipos de alimentos apresentam gorduras saturadas e trans, que aumentam a produção de colesterol pelo fígado e elevam os níveis de LDL.

É bom  lembrar que essas gorduras são as partes mais saborosa dos alimentos e não possuem substitutos saudáveis. Mesmo assim, podemos trocar o bacon do feijão pelo alho e cebola.


O QUE SÃO TRIGLICÉRIDES?


Além de ser a nossa maior fonte de energia, os triglicérides agrupam três unidades de ácidos graxos, que são a menor unidade de gordura existente. 

Para se formarem, os triglicérides não dependem apenas da ingestão de gorduras. Toda vez que comemos em excesso, o que sobra é transformado em triglicérides e armazenado no organismo, normalmente ao redor do fígado. Além de reduzir os níveis de HDL (bom colesterol), tem ação oxidante e inflamatória que são agentes causadores de lesões arteriais.

É importante manter os níveis de triglicérides abaixo de 150 mg/dL.


  • Alimentos e suplementos que não devem faltar no dia-a-dia

Salmão, farinha de feijão branco, limão, berinjela, nozes, ômega 3 e lecitina de soja.

O salmão, assim como outros peixes de águas frias, é excelente fonte de Ômega 3, que ajuda na redução de triglicérides.

A farinha de feijão branco, por sua vez, é portadora da proteína faseolamina que evita a absorção de triglicérides. Já o limão rico em polifenóis, é facilitador do metabolismo das gorduras, reduzindo a produção de triglicérides pelo fígado. Por fim, a berinjela e nozes são antioxidantes e anti-inflamatórias.

De forma econômica e pela dificuldade do consumo diário pela alimentação na quantidade adequada, a suplementação com cápsulas de Ômega 3 associada à Lecitina de soja, é uma boa opção para monitorar os níveis de triglicérides.

  • O que deve ser evitado no dia-a-dia

Consumo excessivo de massas, frituras, carnes gordas, vísceras, camarão, embutidos, carne de aves com pele, leite integral e seus derivados e doces em geral.

Os carboidratos existentes nas massas e doces diminuem a oxidação das gorduras, causando o aumento de sua concentração no sangue. Alimentos com alto teor de gorduras saturadas e trans são coadjuvantes na produção de triglicérides. Lembre-se também que as bebidas alcoólicas que contém etanol são precursor de triglicérides.


O QUE É GLICEMIA?


É a taxa que indica a concentração de glicose (açúcar) no sangue. O nível considerado normal é entre 60 mg/dL a 99 mg/dL. Normalmente a resistência à insulina provém do consumo excessivo de açúcar no dia-a-dia da vida.

O excesso de glicose no sangue tende a sobrecarregar os rins, além de outros distúrbios da visão (retinopatia), do coração e riscos de infarto.

Mesmo que os níveis de glicose estejam dentro da normalidade é interessante analisar a questão da relação entre o nível de triglicérides e HDL, afim de verificar a possibilidade de intolerância a glicose. A relação não deve ser superior a 2.

  • Alimentos e suplementos que não devem faltar no dia-a-dia

Maçã com casca, frutas vermelhas (morango, mirtilo, cereja, entre outros), amendoim, feijão carioca, pêssego, ômega 3, Chlorella, levedo de cerveja.

Maçã com casca melhora a função intestinal e arrasta o excesso de glicose para fora. Frutas vermelhas são excelentes antioxidantes e têm baixo teor de açúcares.

O amendoim, por sua vez, é rico em proteínas e gorduras monoinsaturadas, e não contribui para elevar a glicose. Já o feijão contém pectinas e gomas que diminuem a absorção do açúcar.

O pêssego é fonte de minerais, carotenóides e polifenóis, que são reconhecidamente moduladores da glicemia. Levedo de Cerveja, além do complexo B é rico em cromo que é um mineral essencial no desempenho do pâncreas.

  • O que deve ser evitado no dia-a-dia

Farináceos refinados (principalmente de trigo), arroz branco, bebidas alcoólicas, embutidos, enlatados, carnes gordas e todos os carboidratos simples.

Farináceos refinados e arroz branco são capazes de aumentar o nível glicêmico rapidamente, favorecendo assim as crises. Bebidas alcoólicas pode desencadear um mal estar causando a hipoglicemia. Embutidos, enlatados, carnes gordas e carboidratos simples são alimentos que desestabilizam o metabolismo orgânico, sendo assim coadjuvantes no descontrole da glicemia.


O QUE É HIPERTENSÃO?


O mecanismo de distribuição do sangue pelo organismo é realizado pelo coração e pelo conjunto de vasos. 

Quando o coração empurra o sangue é a pressão máxima (sistólica), e quando o coração faz o movimento para trazer o sangue de volta é a pressão mínima (diastólica). A pressão sistólica deve estar abaixo de 140 mmHg e a diastólica abaixo de 90 mmHg.

  • Alimentos e suplementos que não devem faltar no dia-a-dia

Alho, cebola, abóbora, aipo, brócolis, lecitina de soja, diosmina e hesperidina, ômega 3 e Squalene.

O alho possui a alicina e cebola e quercetina que ajudam na circulação. A abóbora é fonte de betacaroteno e antioxidantes que ajudam no controle da pressão arterial. Brócolis contém ácido fólico, fitoestrógenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que são coadjuvantes na regulação da pressão arterial. A lecitina de soja, sendo um excelente dispersor de gorduras, favorecerá na redução da pressão arterial pela obstrução e limpeza das artérias.

Diosmina e Hesperidina são substâncias naturais extraída da casca de cítricos (lima e limão), tem a função de melhorar a circulação venosa. Ômega 3 é precursor dos hormônios denominados de prostaglandinas e leucotrienos e tem ação antiinflamatória. O Squalene, é um terpeno que tem origem no fígado do tubarão esqualo e pela capacidade de liberação do oxigênio na circulação sanguínea e alivia a pressão arterial em poucos minutos.

  • O que deve ser evitado no dia-a-dia

Sal (principalmente o refinado); bebidas e alimentos diet; molhos, alimentos prontos, caldo de carne, embutidos e enlatados, e bebidas alcoólicas.

O sal tem a propriedade de reterem líquidos e aumentar o volume do sangue circulante, dificultando a circulação, na sequência o inchume agrava a situação. Bebidas e alimentos diet, contém sais como ciclamato de sódio, aspartame, etc. que ocasiona o mesmo prejuízo do sal comum. Molhos, alimentos prontos, caldo de carne, embutidos e enlatados, normalmente tem o nível de sal elevado, pois conserva melhor.

A ingestão por períodos elevados de álcool são geradores de hipertensão e distúrbios cardiovasculares.


CONCLUSÃO E FATORES COMPLEMENTARES


A alimentação é o elemento básico para a saúde, porém o estilo de vida relacionado às restrições sociais é o fator desencadeante do equilíbrio emocional no dia-a-dia da vida.

Portanto, a tudo que foi dito neste artigo se não houver uma adequação à forma de viver, os resultados não serão eficientes. 

Analise o que faz, aonde e como vive, e com que tipo de pessoas convive. A mudança de hábitos requer a harmonização holística do ser em relação ao Universo ao qual pertencemos. Se você tem problemas de saúde, nunca deixe de consultar um profissional adequado para a sua situação, pois a literatura somente tem a finalidade de alertar culturalmente, principalmente o próprio profissional.


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