Blog

Mensagem do Prof. Inamoto - Março 2017.

21/07/2017 17:29:00

ALIMENTE-SE CORRETAMENTE E TENHA SAÚDE

A base da integridade existencial do ser humano está em alimentar-se adequadamente. A maioria das pessoas come por comer e geralmente peca pelo excesso e desenvolve situações de mal estar. Podemos dizer que mais de 90% das doenças crônicas tem início no sistema digestivo, em primeiro lugar porque as pessoas não se alimentam corretamente e em segundo pela qualidade dos alimentos à disposição. Poucas pessoas entendem e sabem quais tipos de alimentos devem ingerir diariamente, e a falta deles em seu organismo gera carência nutricional, iniciando-se assim a situação denominada debilidade funcional, muito comum no meio social.


O organismo requer três tipos de alimentos básicos:


Primeiro tipo: ALIMENTOS CONSTRUTORES

São alimentos importantes na formação dos ossos e músculos. Portanto, são proteínas responsáveis pela construção e reparação da estrutura corporal. As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. Devemos consumir aproximadamente 80% de proteínas de origem vegetal e aproximadamente 20% de proteínas de origem animal. Exemplos: Carnes em geral, iogurte, queijo, ovo, soja fermentada, amêndoa, nozes, castanhas, abacate, quinua, etc.


Segundo tipo: ALIMENTOS REGULADORES

São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. São reguladores das funções diversas. Neste tipo estão as frutas em geral e também verduras, legumes e hortaliças. Exemplos: Mamão, banana, maçã, goiaba, pêra, laranja, manga, ameixa, pêssego, uva, morango, brócolis, beterraba, verduras em geral, legumes em geral, etc.


Terceiro tipo: ALIMENTOS ENERGÉTICOS

São alimentos constituídos de carboidratos (portadores de caloria) e que fornecem energia para colocar em ação todos os processos metabólicos. Normalmente são representados por cereais diversos e rizomas. Exemplos: Arroz integral, trigo integral, aveia, milho, pão integral, batatas em geral, inhame, cará, feijão, mel, melados de cana, geleia de frutas, frutas secas, etc.

Observação: Os três tipos de alimentos devem ser ingeridos diariamente, porém de forma balanceada conforme preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os alimentos “construtores” devem representar em torno de 10% do consumo diário, os alimentos “reguladores” em torno de 30% e os “energéticos” em torno de 60%. 


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: