Blog

Nutrição funcional e saúde.

21/07/2017 17:06:54

O ser humano diferencia-se de outros animais pela sua capacidade de inteligência, criatividade e o mérito da consciência de sua própria existência. No entanto, com o advento dos fatores sociais, seja nos costumes, hábitos ou compromissos, enfrenta uma gama adversa de situações que muitas vezes se tornam conflitantes com o convívio natural que deveria ter. Assim, a harmonia vital, comandada pelos sistemas nervoso e endócrino, desestabiliza-se, resultando na quebra da sinfonia orgânica que é a origem básica causadora da maioria das patologias humanas.


Minimizar as incidências de fatores negativos à saúde significa protelar e evitar os desconfortos da vida, ou melhor, melhorar o que denominamos de “Estilo de Vida”.


CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E NORMAIS DO ORGANISMO


Alimentar-se adequadamente, respirar corretamente e consumir água na quantidade ideal em momentos adequados, significa atender as necessidades básicas e nutricionais do nosso organismo. Neste aspecto, principalmente os sistemas orgânicos do processo digestivo, hepático e circulatório, devem estar em perfeita funcionalidade, afim do bom processamento orgânico.


Assim sendo, é importante ressaltar que a desarmonia do processo funcional do organismo é a fonte básica causadora da degradação precoce do ser humano. Quando isto acontece, começamos ter dificuldades para mover, agir e raciocinar corretamente.


HÁBITOS, COSTUMES E A MISCIGENAÇÃO


O homem, na sua primitividade de aproximadamente 30.000 anos, tinha características orgânicas coletivas similares em função dos mesmos costumes, hábitos, estilo de vida, e instintivamente conviviam mais com a natureza.


Com o incremento populacional e em consequência da escassez da alimentação, ou ainda, muitas vezes ocasionado por conflitos sociais, os povos começaram a migrar para outras regiões. No mundo social da atualidade, é muito difícil uma pessoa cuidar das suas necessidades essenciais de forma correta, pois não existe um modelo único para todos. 


Porém, dentro da miscigenação das raças e costumes, podemos traçar alguns aspectos básicos do organismo humano, quando se fala das condições naturais do ser, baseadas nas regras do higienismo, que são:


  • Consumir pelo menos 70% dos alimentos na forma crua.
  • Mastigar bem e não comer em excesso.
  • Evitar alimentos e procedimentos que produzam toxinas.
  • Combinar corretamente os alimentos, evitando a incompatibilidade digestiva, principalmente no que se refere a ingesta simultânea de proteínas e carboidratos na mesma proporção.
  • Respeitar as fases do Ciclo Digestivo, ou seja: 

- Período de ingestão (aprox. das 12h às 20h);

- Período de assimilação (aprox. das 20h às 04h); 

- Período de eliminação (aprox. das 04h às 12h).


INTERDEPENDÊNCIA DE NUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES NA SAÚDE


Segundo o bioquímico Roger J. Wylliams, conhecido como o papa da bioquímica, o nosso organismo tem necessidade da interação de 16 vitaminas, 20 minerais e 8 aminoácidos essenciais. A falta de um desses nutrientes, qualquer que seja, causa uma deficiência funcional muitas vezes assintomática.


A soma das deficiências tende a declinar para situações sintomáticas notáveis e estas por sua vez às patologias. No entanto, a medicina que nós conhecemos, define a saúde como “ausência de doenças”,  portanto, sem sintomas.


Muitas vezes nos deparamos com pessoas constantemente cansadas e sem disposição, outras com constantes dores de cabeça, algumas com dificuldades de concentração ou problemas digestivos. Estas pessoas normalmente são submetidas a alguns exames clínicos e são consideradas relativamente saudáveis com algum tipo de estresse, pois o colesterol, a glicose e a pressão arterial estão em níveis aceitáveis. 


É bom lembrar que níveis aceitáveis com indisposição já é sinônimo de desequilíbrio, e desequilíbrio é resultante de carências nutricionais, seja por conseqüência do metabolismo ou da ingesta.


Ter saúde é ter energia constante, clareza mental, estar livre de infecções, ter resistência ao estresse, ter equilíbrio emocional, unhas, cabelos e pele saudáveis e disposição física. O nosso organismo requer todos os nutrientes para que haja harmonia funcional.


COMO GARANTIR A NUTRIÇÃO IDEAL E CONQUISTAR A SAÚDE


No mundo de hoje, em vista da qualidade dos alimentos e dos hábitos disponíveis, é muito difícil atender a necessidade orgânica sem adotar critérios e meios específicos na busca de uma saúde total, evitando assim distúrbios futuros.


O maior problema da humanidade não é a falta de alimentos, mas sim o excesso e o consumo desordenado sem conhecimento de critérios. Os maus hábitos matam muito mais que a fome. E a fome silenciosa e oculta, que é a falta de nutrientes, é a maior responsável pela degradação orgânica da humanidade. 


PASSOS BÁSICOS PARA CONQUISTA DE UMA SAÚDE GLOBAL


  • Primeiro passo: Escolher um bom profissional para monitorar a sua saúde.
  • Segundo passo: Verificação clínica da existência ou não de metais tóxicos e parasitas indesejáveis.
  • Terceiro passo: Verificar o desempenho funcional do processo digestivo, hepático e circulatório.
  • Quarto passo: Fazer um programa de desintoxicação orgânica, objetivando eliminar toxinas acumuladas em função do desequilíbrio do metabolismo.
  • Quinto passo: Otimizar os hábitos alimentares associados à suplementação nutricional, a fim de melhorar o processo funcional do organismo.
  • Sexto passo: Conjuntamente ao processo funcional do organismo, adotar uma suplementação voltada à regeneração do processo neuro-endócrino, a fim de restabelecer o sistema nervoso.

Observe o quadro a seguir:




Observação importante: A presente matéria tem finalidade informativa e cultural, portanto, em nenhum caso dispensa a assistência de um profissional da área de saúde, devidamente habilitado.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: