Blog

Mensagem do Prof. Inamoto - Dezembro 2016.

21/07/2017 17:01:17

Criar o “hábito de uma alimentação saudável e de forma balanceada” é primordial para um bom funcionamento do organismo. O alimento natural e puro, respeitando a sazonalidade contribui para uma mente e coração tranquilos. O bem viver provém de alimentos com bom nível de nutrientes essenciais e que atendam as necessidades biológicas, a fim de desencadear o equilíbrio homeostático do organismo.


Frutas e verduras têm baixo teor de gordura e altíssimo teor de vitaminas sais minerais e fibras, ricas em antioxidantes. Protegem contra pequenas infecções e retardam o envelhecimento precoce. Os antioxidantes mais importantes são as vitaminas A, C e E e o mineral selênio, que são agentes do sistema imunológico. A vitamina A tem o poder de melhorar a visão, os ossos e ajuda na reprodução de células, podendo ser encontradas nos alimentos como a cenoura, manga, melão, damasco, goiaba, pimentão, espinafre, brócolis, etc. Já a vitamina C, coadjuvante do colágeno, ajuda na manutenção da elasticidade da pele, além de ser um antídoto contra resfriados. Laranja, morango, kiwi, melão, tomate, acerola, goji berry, mirtilo, açaí, são excelentes fontes de vitamina C. A vitamina E, além de ser excelente para o coração, é protetora das membranas celulares e minimiza a tensão pré-menstrual, encontra-se em nozes, amendoim, avelã, óleos vegetais, gérmem de trigo, etc. O Selênio pode ser considerado um dos mais poderosos nutrientes contra radicais livres, que são causadores do envelhecimento precoce. Age também contra vários tipos de câncer, principalmente o de próstata e pulmão e equilibra as funções da tireóide. O selênio é encontrado em grãos integrais, cogumelos e nozes.


Enfim, alimentar-se corretamente consiste em dedicar-se à alimentação de qualidade e consumi-los de forma balanceada. Também é importante nos momentos de alimentação, estarmos tranquilos e em paz, mastigando lentamente cada “garfada” e com a atenção voltada ao que está ingerindo. Estas pequenas regras são hábitos saudáveis que fazem um estilo de ser e criar bons momentos do viver. No final deste ano, a QuantumBIO deseja ao leitor deste informativo, “Boas Festas” e bons projetos de saúde para o ano de 2017.


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: