Blog

Drenagem Linfática e Saúde.

21/07/2017 16:33:06

Conheça a seguir os benefícios da drenagem linfática na proteção do seu sistema imune.


O QUE É A DRENAGEM LINFÁTICA?


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que atua sobre o sistema linfático. O objetivo é acelerar a renovação dos líquidos, auxiliar os capilares linfáticos na absorção da linfa e aumentar a velocidade de seu transporte através dos vasos. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido e edemas em geral, no melhor funcionamento do intestino, na absorção de nutrientes pelo trato digestivo, ativa a circulação sanguínea e previne problemas circulatórios em geral, combate à celulite e até o relaxamento corporal através da desintoxicação da musculatura. 


COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA


Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. 


Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha. Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas.


Também é possível fazer drenagem linfática no rosto, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos, dessa vez do pescoço. Por fim, o couro cabeludo também pode ser algo da massagem, principalmente em dois pontos: na parte alta do crânio e o segundo um pouco mais abaixo em direção as têmporas.


 A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos da endermologia, que possuem mecanismos de vácuo e rolamento - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que na última o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. 


NÚMERO DE SESSÕES NECESSÁRIAS DE DRENAGEM LINFÁTICA


Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. Você mesmo pode aprender os movimentos e fazer a drenagem linfática em si mesmo em casa, todos os dias. Ou, caso você prefira fazer com um profissional, pode ser de uma até três vezes por semana. A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta.


PROFISSIONAIS QUE PODEM FAZER


A drenagem linfática deve ser realizada por profissionais habilitados, como fisioterapeutas e massoterapeutas.


CONTRA-INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA


A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e criarem metástases em outros órgãos do corpo.


GRÁVIDA PODE FAZER?


Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.


Porém, essa drenagem só pode ser feita com aval do médico! Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado.


RESULTADOS DA DRENAGEM LINFÁTICA


Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de inchaço (edema), podem ser sentidos imediatamente. Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite, é preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados.


ALIE A DRENAGEM LINFÁTICA COM...


  • Alimentação balanceada: Os resultados são otimizados se o paciente se alimentar de maneira mais saudável. Reduzir a quantidade de sódio, por exemplo, ajuda muito a diminuir a retenção de líquidos, lembrando que além do sal, ele também esta presente em alimentos industrializados, como biscoitos recheados, sucos em pó e refrigerantes. Aumentar a ingesta de fibras para facilitar o trânsito intestinal e evitar inchaços.
  • Ingestão de líquidos: Pode parecer irônico, mas quanto mais líquidos você ingerir, menos retenção terá! Isso porque o nosso corpo tem um equilíbrio muito grande com a água, portanto, quanto menos ela estiver disponível no corpo, mais ela ficará retida e menos ela será eliminada na urina, por exemplo. 
  • Atividade física regular: O exercício físico aumenta a oxigenação do corpo, o que favorece a ação da sua drenagem linfática.


Fontes: Angiologista e cirurgião vascular Ivanésio Merlo (CRM: 301260), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular; Dermatologista Daniela Landim (CRM: 106025), pós-graduada em medicina estética Dermatologista; Ana Paula Jordão Visioli (CRM: 134367), professora do curso de pós-graduação da Instituto Superior de Medicina e Dermatologia; Esteticista Iana Monticelli, Clínica Carla Albuquerque de Dermatologia (SP).


Faça seu comentário:

País:

Atuação profissional: